3 May 2025
Festival das Sopas volta para a 2ª edição e a Noite de Folclore contará com seis grupos, dois deles internacionais.
A artista portuguesa Bárbara Tinoco é a cabeça de cartaz para as grandes Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette.
Ao início da tarde deste sábado, foi apresentado o cartaz das grandes Festas de La Salette 2025. A novidade do ano passado, o ‘Festival de Sopas’, volta para uma segunda edição, que promete ter o mesmo sucesso que a anterior.
Uma das novidades deste ano é o Festival de Folclore, que contará com a presença dos seguintes grupos: Rancho Folclórico Cravos e Rosas de Ul, Grupo Folclórico de S.Miguel de Azagães, Grupo Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Grupo Folclórico de Castrovães, Ostwestfälischer Volkstanzkreis Geseke-Swizotten e.V e The Irish National Folk Company.
As festas iniciam a 03 de agosto e vão até 11 de agosto. No primeiro dia, 03 de agosto, inicia-se a parte religiosa, com a Procissão das Velas (21h), que atrai centenas de fiéis. Ainda nesse dia, na parte da manhã, Caminhada e Passeio de Cicloturismo Terras La Salette e o Grande Prémio de Atletismo. A parte profana inicia no dia 04 de agosto, com o oliveirense DJ Differ a animar a partir da meia noite. Além do dia 04, o oliveirense estará também presente no sábado (09 de agosto) e domingo (10 de agosto), sendo o único DJ das Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette.
No dia 05 (22h), Sílvia Lages e as suas bailarinas sobem ao palco das festas, prometendo animação; no dia 06, a Banda dos Lestres fica encarregue de entreter os visitantes; 07 de agosto, Noite de Fados ‘Coimbra e Lisboa’, que acontecem na escadaria do Santuário; no dia 08 de agosto, atuação do Golden Gypsies; dia 09 de agosto, volta a Noite de Folclore com seis grupos presentes, dois deles internacionais; no dia 10 de agosto, é dia da emblemática Procissão do Triunfo, com o regresso da santa até ao seu santuário acompanhada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, a Banda de Música de Carregosa e a Banda de Música de Santiago de Riba-Ul; e, por fim, no dia 11 de agosto, será a atuação, da artista portuguesa, Bárbara Tinoco.
“Este ano é assim, é o que podemos. Arranjarmos um programa dentro das nossas possibilidades. No dia de folclore vamos ter mais grupos, eram três, passam a seis. Vamos manter a tradição toda que havia, nomeadamente o Festival das Sopas, que fizemos aquilo num aspeto até de brincadeira, e o que é certo é que foi um sucesso e todos gostaram”.
Manuel Peixoto, presidente da Comissão de Festas
“Recuperar a grandiosidade das Festas de La Salette”
“[Consegue-se recuperar] tendo cada vez mais um programa que vá de encontro às expectativas das pessoas. É evidente que nós hoje percebemos que existem muitas outras ofertas, mas o que importa é que nós tenhamos a capacidade de ter um programa que seja cada vez mais inovador, que seja cada vez mais adaptado e mais adequado àquilo que as pessoas ambicionam, para que as pessoas venham às festas e, portanto, recuperar a grandiosidade das festas, (…) mas mantendo sempre aquilo que é o tradicionalismo das festas. Esta é uma festa de cariz popular, de cariz religioso e essas vertentes têm de continuar a ser afirmadas, independentemente das dinâmicas que nós consigamos trazer para o programa”
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Cartaz das Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette 2025
Alguns dos elementos da Comissão de Festas e o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge