4 Sep 2024
Recriação medieval voltou a animar o verão oliveirense
Pinheiro da Bemposta comemorou, em agosto, os 510 anos do Foral de Figueiredo e Bemposta com o evento ‘Bemposta Manuelina’. O evento realizou-se pela primeira vez após a pandemia e ficou marcado por recriações e atividades diversas que retrataram o momento histórico em que o Rei D. Manuel I, no dia 15 de Agosto de 1514, atribuiu o foral aos lugares de Figueiredo e Bemposta.
A ‘Bemposta Manuelina’ foi um evento que surgiu no seguimento das comemorações dos 500 anos do foral manuelino atribuído aos lugares de Figueiredo e Bemposta. Em 2014, a câmara municipal, em conjunto com a União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, promoveram uma feira quinhentista que daria lugar à ‘Bemposta Manuelina’, que só foi interrompida pela pandemia. Nos dias 17 e 18 de agosto, o lugar da Bemposta, que foi sede de concelho por longos anos, voltou a encher-se de tradições e espetáculos que fizeram recordar os tempos medievais. A organização foi da responsabilidade da união de freguesias que lançou o convite às suas associações e artesãos para participarem na festa.
“Há um esforço e investimentos muito grandes. Esta retoma é sempre mais difícil porque a continuidade é importante para irmos limando e aperfeiçoando os aspectos que não correm tão bem e também para criar o hábito nas pessoas”.
Susana Mortágua, presidente da UF de P. da Bemposta, Travanca e Palmaz
“Estamos com muito brio nesta festa, estamos a dar o nosso melhor para dar ao público tudo o que de bom havia antigamente.”
Davide Oliveira, presidente da Associação Desafio D’Arte
“Ouvia-se falar da ‘Bemposta Manuelina’ e que era uma tradição que seria bom retomar e em boa hora a união de freguesias voltou a fazê-lo.”
Rosário Ribeiro, Clube Sénior de Travanca
“Esta é uma zona em que passou D. Manuel e pernoitou, já foi sede de concelho e acho muito bem que a história não se perca e que as pessoas venham cá reviver”.
Severa Nunes, presidente do Clube Sénior de P. da Bemposta
“Faz sempre falta porque é uma forma de nos vermos, as pessoas das três freguesias.”
Dolores Mendes, Clube Sénior de Pinheiro da Bemposta
“Estas celebrações na Bemposta dizem-nos muito. Em 2014 fomos umas das associações que mais lutou pelas celebrações dos 500 anos”.
Natalino Almeida, presidente da Ass. de Figueiredo de Rey
“Abraçamos este projeto pela primeira vez e toda a união deste voluntariado é sempre uma mais valia para o clube”.
Pedro Silva, vice-presidente do FC Pinheirense
“É uma festa que já faz parte da união das freguesias, já não a tínhamos desde antes da pandemia, sentimos muita falta, é bom recordar os tempos antigos”.
Cátia Perez, presidente da ADRC de Palmaz
“Era na altura presidente da junta de freguesia e fui eu que promovi, com a participação da câmara de municipal, a realização de comemorações que foram muitos importantes dos 500 anos do foral de Figueiredo e Bemposta”.
Armindo Nunes, vice presidente do Centro Social Paroquial de P. da Bemposta e antigo presidente da junta de freguesia
“As pessoas já sentiam falta. É importante e é muito agradável porque este recinto é maravilhoso para fazer este tipo de eventos e é pena não ser aproveitado”.
Amália Pinheira, Grupo Folclórico de Palmaz
“É uma coisa muito boa, porque apresentamos os nossos trabalhos e não deixa de ser uma festa, uma união das freguesias e culturas”.
Fátima Nunes, Trevo das Artes, Travanca
“Esta rua é histórica e ao fazer este tipo de festas faz com que as pessoas que conhecem a história convivam e recorde.”
Isabel Quintela, Trevo das Artes, Travanca
“Nós estamos na rua D. Manuel I que diz muito o que é esta comemoração. Estamos no melhor sítio.”
Eduardo Martins, presidente do G. Juvenil P . Bemposta