18 Mar 2024
Apurados os alunos para a fase final do concurso
A 1ª edição do ‘ConCil’, um concurso de leitura de carácter concelhio, decorrerá até ao dia 8 de maio, dia da prova final e surge como alternativa ao agora extinto Concurso Nacional de Leitura. Nos dias 5 e 6 de março, a BM Ferreira de Castro foi palco da fase municipaL.
Nesta fase municipal, participaram os alunos oriundos das várias escolas do concelho desde do básico ao secundário.
O concurso é da responsabilidade das bibliotecas municipais e das bibliotecas escolares dos concelhos de O. Azeméis, S.M. Feira, S. J. Madeira, Arouca e Vale de Cambra e surge com o intuito de “estimular o gosto e o prazer pela leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa”, escreveu a organização na página do evento.
Rui Luzes Cabral, vereador da câmara municipal, no seu discurso desabafou que “em má hora somos conduzidos, na modernidade, a que os nossos alunos façam os exames digitalmente, por computador, acho que era a última réstia de esperança de que os nossos alunos continuassem a pegar num lápis e uma caneta e escrevessem qualquer coisa”.
“Através deste concurso de leitura conseguimos mostrar que a leitura e a escrita não estão esquecidas nos jovens.
Lara Pereira, 12ª ano, Agr. de Escolas Soares Basto
“É muito importante relembrar o marco histórico que foi o 25 de abril, ter sempre isso presente nas nossas mentes, daí a importância conferida a este tema em todos os projetos”.
Joana Barbosa,12ª ano, Agr. de Escolas Ferreira de Castro
“Sinto-me confiante porque se cheguei até aqui e não esperava há sempre a esperança de que consigo”.
Catarina Martins,12ª ano, Agr. de Escolas Ferreira de Castro
“Isto para mim é como uma casa. Tenho intenções de o continuar a fazer durante o secundário, porque me proporcionou muitas oportunidades novas”.
Maria Martins, 9ª ano, Agr. de Escolas Soares Basto