4 Apr 2025
Escape Game sobre o escritor ensinou, ao mesmo tempo que brincou
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promoveu esta noite, o Escape Game ‘Os Mistérios na Biblioteca: a Herança de Camilo Castelo Branco!’.
Uma iniciativa dinamizada por Raquel Marinho, da Mediação Cultural, e destinada a famílias com crianças a partir dos 06 anos, onde os participantes foram desafiados a desvendarem enigmas e segredos, por forma a conseguirem escapar dos diversos espaços da biblioteca.
À Azeméis TV/FM, Raquel Marinho explicou que “o que se vai passar aqui é realmente um escape game, onde as famílias são desafiadas a conhecer uma biblioteca à noite, através de jogos que lhes permitam conhecer estes espaços. Têm desafios em cada um deles, que têm que ser ultrapassados num determinado tempo para que possam avançar para um outro espaço. O que é que isto permite? Permite não só reunir as famílias numa atividade lúdica e numa atividade cultural, mas também que se conheçam, interajam, conheçam bibliotecas, passem a ser clientes e utentes frequentes destas mesmas bibliotecas e, sobretudo, também criar o gosto e o hábito pela leitura”.
O autor escolhido para Oliveira de Azeméis foi Camilo Castelo Branco, tendo Raquel explicado à Azeméis TV/FM o motivo. “Estamos a trabalhar Camilo Castelo Branco por ser o ano em que se comemoram os 200 anos do aniversário e peguei precisamente nesta temática para brincarmos sobre outras também, misturando Camilo Castelo Branco com atividades infantis, como a Alice no País de Maravilhas, o Harry Potter”, referiu a autora à Azeméis TV/FM.
Com mais de 40 pessoas a marcarem presença, Raquel Marinho destacou que o escape game é “ensinar e ao mesmo tempo, brincar. Nós trabalhamos temáticas que mais tarde vão ser trabalhadas nas escolas e se os nomes ou as obras ficarem no ouvido das crianças e lhes suscitar essa curiosidade em procurarem depois livros, que é o que tem acontecido, já é um balanço positivo”.
Raquel Marinho é natural de Braga, mas a iniciativa tem percorrido as várias bibliotecas do país. “Tudo isso tem sido muito bem acolhido e para nós tem sido um prazer imenso. Está a dar muito trabalho, mas é compensador depois no final”, referiu à Azeméis TV/FM.