O autor, que trabalhou também no Museu Ferreira de Castro, em Sintra, afirmou que considera Ferreira de Castro “um dos grandes romancistas portugueses do séc. XX”, garantindo que pretende que o segundo volume desta biografia esteja pronto até final de 2025.
> Ricardo António Alves foi o autor da obra
No passado dia 17 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, foi apresentado o 1° volume da Biografia de Ferreira de Castro, uma obra da autoria de Ricardo António Alves em parceria com o Centro de Estudos de Ferreira de Castro, e que vai contar com pelo menos mais três volumes. Um marco que assinala a passagem dos 50 anos da morte do escritor osselense Ferreira de Castro.
Carlos Castro, presidente da direção do Centro de Estudos Ferreira de Castro, em declarações à Azeméis TV/FM referiu que “nós desde sempre entendemos, que é muito necessária uma biografia completa de Ferreira de Castro”.
Com um custo total de oito mil euros só para o primeiro volume, este projeto teve o apoio financeiro da Fundação Gulbenkian, da Câmara Municipal de OAZ e da Fundação Alegria, no entanto Carlos Castro refere que “não foi suficiente. Agora temos que angariar o restante com a venda de exemplares também.”
Com quatro volumes em mente, este primeiro volume conta a história dos primeiros 21 anos de vida do osselense, trazendo “imensa matéria inédita”, referiu Carlos Castro.
Ricardo António Alves, autor da biografia de Ferreira de Castro, em declarações à Azeméis TV/FM explicou que “o meu convívio com Ferreira de Castro vem de há mais de 40 anos, quando o meu pai me ofereceu uma edição da Selva e foi uma leitura marcante”.