Em
Correio de Azeméis

23 Sep 2024

“Bravos heróis”

Opinião

> Jorge Melo Pereira

Há sensivelmente um mês atrás homenageávamos os “Bravos Heróis” que sucumbiram no combate às chamas nas terras de Palmaz, Ossela e Macinhata da Seixa.
Foi precisamente há 19 anos atrás, no fatídico dia 12 de Agosto de 2005. 
E que dia terrivelmente vivenciado!
Estes “Bravos Bombeiros” juntamente com os seus camaradas, dia após dia disponibilizavam as suas vidas em detrimento do seu bem estar e da companhia das suas famílias no superior interesse de salvar vidas e bens.
No ano de 2005 as condições climáticas já eram adversas para a época, foi um ano excecional no que diz respeito ao comportamento do fogo, mas não foi isso que os deteve.
 Foi efetivamente um problema mecânico impercetível, segundo as perícias elaboradas.
Nestes últimos dias vivenciamos o mesmo incêndio, e quando digo mesmo incêndio tem a ver com o percurso que o mesmo percorreu, mas desta vez com uma voracidade nunca antes testemunhada.
Na verdade muito se tem falado das alterações climáticas e elas estão aí!
De ano para ano a violência do comportamento do fogo é cada vez mais uma realidade, o que ardeu em 2005 em semana e meia, desta vez foram precisos apenas 4 dias para percorrer o mesmo trajeto e tornar a vida das pessoas num verdadeiro inferno. Foi de facto assustador!
 Inferno porque quem o vivenciou de perto certamente que lhes passou pela cabeça que o amanhã já não existiria e a população em geral sentiu na pele o sufoco do ar irrespirável e contaminado que só no futuro se repercutirá na saúde de cada um de nós.
Percebemos todos agora que há muito para fazer, na prevenção, na educação cívica de cada um de nós, nas políticas a adotar, pois com todos estes aprendizados do presente e do passado assim não tão longínquo, mas que o mesmo deve ser valorizado para que tenhamos um futuro mais seguro e saudável.
Voltando ao ínicio, mais um ano que repercutiu em perdas de vidas e bens, mas acima de tudo houve também bombeiros que sofreram ferimentos graves quer físicos, quer psicológicos e com isto termino, pois estes bombeiros são tão “Bravos Heróis” quanto aqueles que sucumbiram no cumprimento da sua nobre missão.
Desejo-lhes as rápidas melhoras e apelo ao seu apoio integral nesta fase das suas vidas que certamente ainda terão um caminho árduo pela frente.
Bem hajam os nossos bombeiros de Portugal!

Jorge Melo Pereira, Oficial Bombeiro de 1ª
 

Partilhar nas redes sociais

Comentários

José Terra 24-09-2024 ás 14:09h

Está um belo contributo que deixa a nu o que não foi feito, mas essencialmente, para o que deverá ser feito no imediato. Apostar mais no lado da prevenção, há dados, como o deste artigo, que deixam pistas para o pode ser feito para minorar futuros episódios. Chega de estudos para o que está estudado. PEDE-SE MAIS ACÇÃO!

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Começou hoje a VII Conferência Internacional de Investigação em Saúde
3/04/2025
“É um privilégio médicos de hospitais centrais reconhecerem-nos como um bom centro de formação na área da geriatria”
3/04/2025
Centro de Negócios inaugura a 9 de maio a primeira incubadora europeia de inovação e bem-estar laboral
3/04/2025
Comissão Política do Partido Socialista oliveirense justifica recusa de integração nas listas às legislativas
3/04/2025
Trabalhar Para Mudar (BE)
3/04/2025
Não privilegiar privilegiados (CDU)
3/04/2025
Politicamente (in)correto  (CHEGA)
3/04/2025
Pensar o futuro (CDS)
3/04/2025