Cabine de leitura chega a Oliveira de Azeméis
Concelho
Ao longe pode parecer uma antiga cabine telefónica, mas, na verdade, trata-se de uma microbiblioteca que pretende estimular hábitos de leitura na comunidade oliveirense. Funciona sete dias por semana, entre as 09h30 e s 19h30, e qualquer pessoa pode levantar um livro gratuitamente, ler e, de seguida, devolver à cabine. “Esta cabine está preparada para todos os públicos e para todos os gostos da área da literatura. Esperamos que venha a desempenhar uma importante missão e que seja um contributo para estimular hábitos de leitura na nossa população, seja a mais jovem ou a mais sénior”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, à Azeméis FM/TV.
A cabine surge no âmbito de uma candidatura ao projeto ‘micro bibliotecas’, uma iniciativa promovida pela Fundação Altice Portugal, que requalifica antigas cabines telefónicas e as converte em pequenas bibliotecas, disponibilizando-as à comunidade. Já são mais de 30 os equipamentos espalhados pelo país e, na passada quinta-feira, Oliveira de Azeméis inaugurou a sua primeira cabine no jardim público da Praça José da Costa. “Entendemos ser a nossa missão, enquanto empresa responsável, e acreditamos muito, através da Fundação Altice Portugal, que todo o apoio que podemos dar é um reforço que fazemos na qualificação das populações”, considerou, o administrador da Altice Portugal, João Zúquete.
Se a adesão da população for positiva, explicou Joaquim Jorge, o objetivo é estender esta resposta a outras zonas da cidade, mas também para as freguesias do concelho. “Esperamos ter mais cabines de leitura noutros pontos de lazer da nossa cidade, mas levá-las também às freguesias. Queremos que a cultura não se encontre concentrada, mas sim disseminada pelas freguesias do concelho”, constatou.
Através desta cabine, o município pretende ainda promover novos talentos de Oliveira de Azeméis e escritores já consagrados, como é o caso do autor osselense José Maria Ferreira de Castro. “Teremos a oportunidade de disponibilizar obras de Ferreira de Castro para que os oliveirenses conheçam melhor este grande ecritor e também a oportunidade de promover algum talento emergente, escritores que estão a dar os primeiros passos, alguns escritores que são também já escritores consagrados, com obras produzidas, e que encontram aqui uma oportunidade de chegar junto de mais oliveirenses”, concluiu o edil. A inauguração da cabine contou com a presença de crianças da CAF da EB Nº1 de Oliveira de Azeméis que de seguida participaram na sessão de conto ‘Cantei de ouvir Contar’.
Partilhar nas redes sociais