Em
Correio de Azeméis

22 May 2025

Câmara Municipal planeia construção de parque de estacionamento junto ao Centro de Saúde de OAZ

Concelho

Dificuldades de circulação nas ruas Prof. Dr. Ângelo da Fonseca e Domingos José da Costa também foram abordadas

Construção será feita no antigo campo de tiro, conforme adiantou o presidente da Câmara Municipal

A vereadora Joana Ferreira, do PSD, questionou o edil oliveirense, Joaquim Jorge, sobre os constrangimentos de circulação e de estacionamento junto ao Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis. Os pedidos de esclarecimento foram feitos durante a reunião de Câmara Municipal de hoje, dia 22, realizada na Junta de Freguesia de Macieira de Sarnes.

Durante a última reunião de Câmara Municipal descentralizada, a vereadora social-democrata, Joana Ferreira, sublinhou os problemas de estacionamento existentes na zona circundante ao Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis. “As dificuldades que existem foram agravadas com a criação de mais uma resposta na área de saúde privada. Há algum projeto que possa diminuir um bocadinho a ansiedade e a angústia daqueles que têm que se dirigir a este local?”, questionou.

Em resposta, Joaquim Jorge sublinhou a existência de um projeto que envolve um terreno da Câmara Municipal, localizado no antigo campo de tiro, onde o Executivo tenciona construir um parque de estacionamento. “O objetivo é limpar toda aquela zona e utilizarmos esse parque de estacionamento como uma zona privilegiada para os utentes que querem dirigir-se não só à unidade de saúde pública, mas também à unidade de saúde privada”, explicou o edil oliveirense.

O autarca adiantou, no entanto, que o projeto não pode avançar até que a Câmara Municipal obtenha autorização para o abate de sobreiros existentes no terreno em causa. “Estamos neste momento com o processo de autorização de abate desses sobreiros [em curso] para que seja possível a construção e o asfaltamento do parque”, concluiu.

Sobre os constrangimentos de circulação na rua Prof. Dr. Ângelo da Fonseca e na rua Domingos José da Costa, a vereadora social-democrata argumentou que, dadas as limitações de espaço, as vias não têm condições para funcionarem com dois sentidos. Em resposta, o autarca socialista adiantou que a rua Domingos José da Costa tem dois sentidos devido ao acesso à empresa Azemad, nomeadamente por parte de veículos pesados.

“É muito complexo pôr o trânsito pesado a fazer aquela curva em cotovelo, já na zona do parque, ou fazê-lo passar pelo meio dos prédios”, sustentou Joaquim Jorge. Ainda assim, o presidente adiantou que a empresa desenvolveu um processo de acesso às suas instalações, através da variante Vale de Cambra, mas que aguarda a autorização da Comissão de Coordenação.

Já sobre a rua Prof. Dr. Ângelo da Fonseca, Joaquim Jorge reforçou que o trânsito terá mesmo que entrar e sair do Centro de Saúde por essa via. “Não queremos criar neste momento uma grande conflitualidade no cruzamento desta rua com a rua Domingos José da Costa”, sublinhou. Ainda assim, o presidente reconheceu a importância de fazer com que essa rua passe a ser de sentido único.

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Uma máquina do tempo chamada “Banquete del Rey”
28/07/2025
SereniTea já abriu as portas no centro da cidade
28/07/2025
Padeirinhas Sobre Rodas coroada campeã do Bike Challenge
28/07/2025
Campo da Quinta do Barão recebe sunset party no sábado
28/07/2025
Grupo Juvenil é campeão distrital de veteranas
28/07/2025
“Ao ritmo das emoções”
28/07/2025
Padeirinhas Sobre Rodas coroada campeã do Bike Challenge
28/07/2025
NAC imbatível nos Veteranos
28/07/2025