Câmara pondera reforço das bicicletas
Concelho
A mobilidade no concelho de Oliveira de Azeméis continua a ser tema de debate nas reuniões de Câmara e o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, avisou que é preciso ter “cuidado” caso este tipo de investimento não tenha retorno. Cerca de uma dezena de bicicletas elétricas estão, atualmente, a ser requalificadas.
O PSD interrogou o executivo camarário sobre a questão da mobilidade no concelho, uma vez que considera que “não tem havido aposta” na construção de ciclovias “ao contrário de outros municípios”. “Já falámos que foram abertos vários processos para bicicletas não elétricas”, começou por dizer o vereador do PSD Ricardo Tavares.. “Gostaria de saber o investimento para 2021 e qual a política deste executivo da mobilidade para o nosso concelho”, interrogou.
Em resposta, o presidente da Câmara Municipal reconheceu que não tem sido feito nenhum investimento nas ciclovias e que o território de Oliveira de Azeméis não é “amigo” das pessoas “com pouca mobilidade”. “É importante definir as mobilidades para o nosso concelho. Se privilegiamos andar a pé ou de bicicleta, temos um trabalho enorme pela frente”, afirmou Joaquim Jorge, assegurando que “há vontade” de fazer ciclovias no futuro. “Estamos a requalificar as bicicletas elétricas existentes, que são pouco mais de uma dezena, e se a adesão for a que esperamos reforçamos o investimento”, garantiu, acrescentando que a empresa fornecedora declarou falência e que, para já, o município não tem as peças necessárias para a requalificação do equipamento. “Temos de ter cuidado com estes investimentos caso não tenham retorno”, alertou o edil. “Um executivo responsável não pode fazer isso com a nossa rede viária completamente degradada”, enfatizou.
Partilhar nas redes sociais