Em
Correio de Azeméis

7 Jul 2025

Câmara quer concurso da obra da ETAR do Salgueiro ainda em 2025

Concelho

>Poluição no Rio Ul continua em discussão

A poluição no Rio Ul voltou a ser o tema de abertura na reunião de Câmara pública, de 3 de julho. O tema foi introduzido pela vereadora da oposição (PSD), Joana Ferreira, que questionou o Executivo sobre os resultados da reunião com a AMTSM. Na resposta, o presidente, Joaquim Jorge, indicou alguns dos cuidados que vão ser realizados, mas sublinhou que seriam paliativos e que a verdadeira resolução só chegaria com a requalificação total da ETAR do Salgueiro, cujo concurso para a obra gostaria de ver lançado ainda este ano.

Foi no período antes da ordem do dia que a vereadora do Partido Social Democrata (PSD), Joana Ferreira, questionou o Executivo camarário sobre a reunião com a entidade responsável pelas ETAR de Oliveira de Azeméis, a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM), que tinha sido anunciada na reunião de câmara pública anterior, de 18 de junho.
O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, começou por explicar que a poluição só se resolverá com a requalificação integral da ETAR do Salgueiro: “Este problema das espumas é um problema que, conforme relatos na comunicação social, tem décadas. […] Isto não se resolve sem se fazer uma intervenção profunda nas ETAR. As nossas ETAR estão a precisar dessa requalificação, [vai ser feito] um investimento de 43 milhões de euros, o maior alguma vez realizado no concelho.”
Até a obra avançar, o edil oliveirense não descartou a possibilidade de recurso para minorar o problema, mas ressalvou que essas soluções serão sempre “meros paliativos" que não resolvem o problema de fundo. "Vai fazer-se uma adjudicação para a desidratação das lamas durante alguns meses e, com isso, [vão] reduzir-se fortemente os odores”, adiantou, ainda assim, o presidente.
Joaquim Jorge mostrou-se otimista com a requalificação da ETAR do Salgueiro, sobretudo com o avanço do concurso para a obra: “Espero que seja lançado este ano. É uma grande ambição”. Até à fase de concurso ainda é necessária a resolução de alguns detalhes que a Agência Portuguesa do Ambiente impõe, como as medidas de remediação ambiental, que incluem a construção de parques urbanos próximos da ETAR de ou muros para contenção de águas.

Recorde-se que as ETAR instaladas no concelho são responsabilidade da AMTSM, composta pelos municípios de Arouca, OAZ, Sta. Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, pelo que a obra de requalificação será cofinanciada por estas autarquias.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Universidade Sénior presta homenagem emotiva ao professor João Silva
4/12/2025
Fogo destrói por completo habitação em Ossela
4/12/2025
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025