Câmara quer ser titular de edifício para construir albergue
Concelho
O edifício junto à estação ferroviária de Cucujães será um albergue municipal de peregrinos mas, para que isso seja possível, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis precisa da titularidade do terreno. Apesar de o ponto ter sido aprovado por unanimidade em reunião de Câmara pública, os vereadores do PSD dissecaram as condições do contrato do município com a entidade responsável, a Infraestruturas de Portugal (IP).
A aprovação da minuta do contrato para a requalificação do que será o futuro albergue municipal de peregrinos pressupõe uma concessão por 20 anos e o município oliveirense prevê a possibilidade de renovação durante este período de tempo. “As nossas obrigações: garantia de 410 euros e uma renda anual de 1.320 euros”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, relembrando que o equipamento, “profundamente degradado”, faz parte de uma linha centenária que deve ser conservada.
“Este contrato é uma minuta e a Câmara não tem outra alternativa senão aderir, mas a Infraestruturas de Portugal faz uma quantidade de exigências, no mínimo, de honestidade duvidosa”, apontou a vereadora do PSD Carla Rodrigues. “A IP poderá resgatar a concessão um terço depois do tempo cumprido… Considerando o investimento que se vai fazer, temos de ter garantias de que estes 20 anos se vão manter”, considerou. O edil concordou com a social-democrata. “Posso apenas dizer que existem subconcessões destas com diferentes prazos e nunca houve resgate de nenhuma delas. Isto não é garantia nenhuma, mas é a realidade até ao momento”, declarou Joaquim Jorge. “Seria lamentável da parte da IP, porque seria trabalho público e significaria aproveitamento”, corroborou.
A bancada do PSD não entende por que motivo a IP classificou o edifício da linha ferroviária cucujanense como estando “em razoável estado de conservação” e Joaquim Jorge salientou, também: “Na nossa opinião, pouco mais se aproveita do que as paredes”.
O muro situado nas proximidades da casa do guarda da estação está a ser construído pela IP para impedir o estacionamento perto do canal ferroviário.
Partilhar nas redes sociais