14 Nov 2022
“Se houver dedicação, os resultados aparecem”, afirmou José Carlos Silva, no programa da Azeméis TV/FM, ‘Desporto em Análise, com Hermínio Loureiro’
Columbofilia> José Carlos Silva é tratador e treinador
José Carlos Silva, da Associação Columbófila de Carregosa, sagrou-se campeão nacional de meio fundo de columbofilia. O tratador e treinador de pombos foi convidado do programa ‘Desporto em Análise’, transmitido pela ‘Azeméis TV/FM’, onde contou alguns dos segredos para o seu sucesso.
A vitória
“É sempre uma grande alegria. Não é todos os anos que se ganha. Estou plenamente satisfeito. Espero no futuro obter outros títulos que é o objetivo de qualquer pessoa que esteja no meio da columbofilia”.
A preparação
“O segredo são os 365 dias por ano. Uma pessoa acaba a campanha, começa a criação, a muda da pena que é onde também se ganha um bocadinho os prémios. Há pessoas que facilitam um bocadinho nesta fase e depois querem chegar à fase da campanha e obter bons resultados. Dá muito trabalho”.
Há mais de 40 anos ligado à columbofilia
“Eu vivo em São Roque e lá na minha zona, há trinta anos, no espaço de um quilómetro existiam cerca de dezoito columbófilos amadores. Ao fim de semana haviam concursos de velocidade e de meio-fundo, que são concursos rápidos. Aquilo parecia uma chuva de pombos e começou por aí a paixão. Comecei a meter uns pombitos lá em casa e começou aí o bichinho”.
O presente e futuro a columbofilia
“A nossa associação vai a escolas. Se as crianças têm outro entretenimento não vão andar à volta dos pombos. Por aquilo que eu vejo são cada vez menos os columbófilos. A nível distrital e nacional vão haver muitas desistências”.
O aumento dos custos
“Está tudo caríssimo. Hoje em dia, qualquer aumento vai criar dificuldades em tudo, não é só na columbofilia. Eu costumo dizer que quando não tiver nada para colocar na mesa, eu acabo com os pombos”.