Campeão nacional é de Carregosa

Desporto

“Se houver dedicação, os resultados aparecem”, afirmou José Carlos Silva, no programa da Azeméis TV/FM, ‘Desporto em Análise, com Hermínio Loureiro’

Columbofilia> José Carlos Silva é tratador e treinador

José Carlos Silva, da Associação Columbófila de Carregosa, sagrou-se campeão nacional de meio fundo de columbofilia. O tratador e treinador de pombos foi convidado do programa ‘Desporto em Análise’, transmitido pela ‘Azeméis TV/FM’, onde contou alguns dos segredos para o seu sucesso.

A vitória
“É sempre uma grande alegria. Não é todos os anos que se ganha. Estou plenamente satisfeito. Espero no futuro obter outros títulos que é o objetivo de qualquer pessoa que esteja no meio da columbofilia”. 

A preparação 
“O segredo são os 365 dias por ano. Uma pessoa acaba a campanha, começa a criação, a muda da pena que é onde também se ganha um bocadinho os prémios. Há pessoas que facilitam um bocadinho nesta fase e depois querem chegar à fase da campanha e obter bons resultados.  Dá muito trabalho”.

Há mais de 40 anos ligado à columbofilia
“Eu vivo em São Roque e lá na minha zona, há trinta anos, no espaço de um quilómetro existiam cerca de dezoito columbófilos amadores. Ao fim de semana haviam concursos de velocidade e de meio-fundo, que são concursos rápidos. Aquilo parecia uma chuva de pombos e começou por aí a paixão. Comecei a meter uns pombitos lá em casa e começou aí o bichinho”.

O presente e futuro a columbofilia
“A nossa associação vai a escolas. Se as crianças têm outro entretenimento não vão andar à volta dos pombos. Por aquilo que eu vejo são cada vez menos os columbófilos. A nível distrital e nacional vão haver muitas desistências”.

O aumento dos custos
“Está tudo caríssimo. Hoje em dia, qualquer aumento vai criar dificuldades em tudo, não é só na columbofilia. Eu costumo dizer que quando não tiver nada para colocar na mesa, eu acabo com os pombos”. 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
63 bombeiros vão receber distinções honorificas
23/05/2024
"Cativar os jovens para darem continuidade ao NAC"
23/05/2024
‘Meeting' lembrou António Pinho
23/05/2024
“É legítimo sonhar este ano”
23/05/2024
UDO Cerciaz Padel com início de segunda volta triunfante
23/05/2024
João Almeida bate recorde na Meia-Maratona
23/05/2024
Cesarense organiza Troféu Carlos do Guerra
23/05/2024
37.20 acontece de 25 de maio a 21 de julho
23/05/2024