3 Jun 2024
Miguel Lemos Rodrigues, candidato pelo PS, falou na vontade de alargar a União Europeia a outros países. Carla Rodrigues, candidata pela AD revelou a vontade que o partido tem de ver o direito à habitação consagrado na ‘Cartados Direitos Fundamentais
A Azeméis TV/FM recebeu nos seus estúdios os candidatos oliveirenses às eleições europeias. Miguel Lemos Rodrigues, do Pinheiro da Bemposta, em nono lugar na lista pelo PS (Partido Socialista) e Carla Rodrigues, da Vila de Cucujães, em oitavo lugar na lista da AD (Aliança Democrática), estiveram em debate, revelando o que cada um dos partidos pretende para os destinos europeus. Os candidatos apelaram ao voto dos oliveirenses para as eleições que se realizam já no próximo domingo.
Motivos acrescidos para o voto dos oliveirenses
“Eu espero que os oliveirenses, desta vez, tenham um motivo acrescido para irem às urnas. Sabemos que as eleições europeias são, por tradição, as eleições que mais abstenção têm porque há aquela perceção das pessoas de que o Parlamento Europeu funciona muito distante de Portugal e às vezes existe a sensação errada de que a Europa está distante da nossa vida, está distante do dia a dia e da nossa terra, de Oliveira de Azeméis. (...)Acho que desta vez os oliveirenses têm mais um motivo para votar pois temos dois oliveirenses nas listas ao Parlamento Europeu”.
Carla Rodrigues, candidata AD
“Muitas vezes consideramos que o Parlamento Europeu é algo lá longe, os deputados estão lá em Bruxelas, em Estrasburgo, não sabemos quem são, não conhecemos as pessoas, não conhecemos os rostos, muitas vezes nem conhecemos o nome, mas eu gostava de dizer que a Europa e a União Europeia não são Bruxelas nem Estrasburgo, a Europa é Oliveira de Azeméis, é Pinheiro da Bemposta, é Cucujães… A Europa é o facto de nós hoje termos vias de comunicação como temos na Europa, é termos saneamento básico, água potável nas nossas cidades, é termos escolas requalificadas através de fundos comunitários e é termos empresários oliveirenses, empresários do distrito de Aveiro, a puxarem pela economia do país porque é isso que nós defendemos”.
Miguel Lemos Rodrigues, candidato PS
Candidatos querem ser “voz de Oliveira de Azeméis”
“Eu pelo menos não engano ninguém. Eu sou do PSD e desta vez estamos em coligação e, portanto, eu vou nas listas da Aliança Democrática e acho que isso deverá motivar os oliveirenses a poderem votar. Conhecem-me, sabem o trabalho que eu tenho feito, sabem que já fui Presidente da Assembleia de Freguesia de Cucujães durante três mandatos, doze anos, já fui deputada na Assembleia da República, vereadora na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e, portanto, tenho uma atividade autárquica na nossa terra e conheço bem Oliveira de Azeméis e conheço bem as nossas necessidades, as nossas dificuldades, e os oliveirenses poderão estar seguros de que serei uma voz de Oliveira de Azeméis no Parlamento Europeu, se for eleita”.
Carla Rodrigues, candidata AD
“Se for eleito posso afirmar que vou levar, naturalmente, Portugal no coração. Vou levar Vila Nova de Gaia que, enfim, também é a cidade onde eu vivo e trabalho e naturalmente Oliveira de Azeméis, aliás Oliveira de Azeméis pertence à Área Metropolitana do Porto e, portanto, aqui a nossa região sem dúvida que estará certamente mais fortalecida com a nossa eleição e espero que nós possamos, de facto ,na União Europeia, no Parlamento Europeu, ser, também, a voz da Oliveira de Azeméis e dos oliveirenses”.
Miguel Lemos Rodrigues, candidato PS
AD quer ‘habitação’ na Carta dos Direitos Fundamentais da UE
“Queremos muito que a habitação conste da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Queremos acolher com dignidade as pessoas que recorrem à Europa com o sonho de uma vida melhor e, para isso, combater a imigração ilegal. Só com a imigração legal é que nós criamos regras e condições para as pessoas que nos procuram e condições para as pessoas que já cá estão.”.
Carla Rodrigues, candidata AD
PS quer “resposta europeia” para a habitação
“Afirmamos a defesa de um plano europeu para a habitação acessível. Portugal atravessa um problema sério de habitação mas também não estaríamos a ser sérios se não considerássemos que é um problema europeu e, portanto, nós temos que dar uma resposta europeia da mesma forma que demos uma resposta europeia à crise pandémica de Covid-19.”.
Miguel Lemos Rodrigues, candidato PS