21 Jul 2023
PSD alertou para a existência de matilhas em várias freguesias
Durante a última reunião do executivo camarário, que decorreu em Fajões, Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal informou que o canil intermunicipal será ampliado.
As declarações surgiram em resposta ao vereador social democrata, José Campos, que alertou que, durante uma visita à freguesia de Fajões, foram identificadas duas matilhas, aproveitando para questionar o executivo sobre o que está a ser feito nesse âmbito. Joaquim Jorge afirmou que o canil intermunicipal será ampliado, agora que está terminado o processo de legalização do terreno. O Canil Intermunicipal da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria é uma infraestrutura comum aos municípios de Oliveira de Azeméis, Arouca, Espinho, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra e que está instalado fisicamente na freguesia de Ossela.
“É um assunto do qual temos falado muitas vezes, que é transversal a muitas freguesias. Na nossa habitual visita à freguesia, nós encontramos duas matilhas de cães, uma delas, inclusive, muito perto da povoação. Seguramente a câmara municipal já terá conhecimento. Queremos só sinalizar esta situação e saber o que está a ser feito neste âmbito?”
José Campos, vereador do PSD
“É sabido que não temos uma resposta universal, que assegure o cumprimento da lei, ou seja, todos os animais errantes poderem ser recolhidos, tratados, esterilizados e todas essas condições que estão previstas. Temos feito esse caminho de procurar criar respostas. O parque de matilhas do canil intermunicipal da Associação dos Municípios das Terras de Santa Maria é uma resposta, precisamente para albergar essas matilhas. Já existe a decisão de fazer a ampliação, mas, ainda, não a concretizamos. Estivemos no processo de legalização do terreno, mas já está praticamente ultrapassada essa situação.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal