30 Jun 2025
> Presidente sucedeu a Pedro Alves Cabral, em fevereiro
Carlos Nora é, desde fevereiro, presidente da Associação de Cicloturismo do Centro. Com um mandato de três anos pela frente, o novo dirigente veio até aos estúdios da Azeméis FM/TV falar sobre os objetivos deste novo desafio.
O novo presidente tem-se envolvido de forma mais ativa nas atividades da Associação de Cicloturismo do Centro (ACC) nos últimos três anos e decidiu aceitar o cargo após os incentivos de alguns colegas. “Muitas pessoas disseram que seria bom ter um jovem como eu [na presidência] e agarrei a oportunidade”, conta, em entrevista ao Correio de Azeméis.
Um dos principais objetivos para o seu mandato é atrair mais pessoas, nomeadamente jovens, para a associação. “A ACC tem vindo a crescer significativamente a nível de associados, a nível de participantes nos eventos e espero conseguir crescer ainda mais”, admite Carlos Nora.
PRINCIPAIS OBJETIVOS.
“Entrei recentemente na ACC, vou apanhar aquilo que o Pedro Cabral e os antigos presidentes criaram, vou tentar manter e criar melhor. [Quero] ver como é que funciona, criar melhor e tentar [atrair] mais jovens, fazer mais planos de atividades ligadas ao ciclismo em Oliveira de Azeméis e a redor. [Quero] poder ter uma ligação maior e parcerias com outros grupos de cicloturismo.”
APROXIMAR OS JOVENS DO CICLISMO.
“Os jovens estão um bocadinho afastados [do ciclismo], queria ver se conseguia atraí-los mais. [Quero] criar eventos para a juventude se começar a [interessar mais] por bicicletas, porque são um meio de transporte sustentável e de lazer. Criamos amizades, conhecemos paisagens bonitas e percursos bonitos.”
PLANOS PARA O FUTURO.
“No final do ano vamos tentar criar um novo plano para ter mais atividades no centro do concelho em que as crianças e jovens possam participar. Talvez até ter uma parceria com as escolas e ser uma coisa mais atrativa. A [transição da presidência] tem sido muito boa, tenho tido um bom relacionamento com as pessoas. No futuro vamos ver como é que vai correr.”