30 Jan 2023
AZEMÉIS TV/FM ESPREITOU OS ENSAIOS DA ESCOLA DE Samba
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o ‘Carnaval de Pindelo’ voltará a sair à rua, nos moldes tradicionais. Serão cerca de 500 ‘desfilantes’ que irão encher as ruas de Pindelo de cor e em espírito de folia. A Azeméis TV/FM acompanhou os ensaios da ‘Escola de Samba Renascer’, de Pindelo, um dos grupos mais aguardados nos dias de desfile.
A noite de 25 de janeiro sentiu-se fria, mas a ‘Escola de Samba Renascer’ abriu as portas da sua sede à Azeméis TV/FM. Lá dentro, vários elementos que compõe o grupo, trabalhavam arduamente na confeção dos fatos, que têm os ‘piratas’ como tema principal. É assim todos os dias, nas semanas que antecedem o carnaval. Marco António, presidente da escola, enalteceu o “espírito familiar” que abraça o grupo de forma constante. Serão dois os desfiles que farão pelas ruas de Pindelo. O primeiro irá aquecer a noite de 18 de fevereiro. No dia seguinte, 19 de fevereiro, o carnaval voltará a sair às ruas de Pindelo. A ‘Escola de Samba de Renascer’ contará nas suas fileiras com cerca de 40 ‘desfilantes’. Diana, uma cara bem conhecida da casa, será a madrinha de bateria (a representante máxima), no desfile deste ano.
A acompanhar os ensaios esteve o presidente da ‘Associação de Carnaval de Pindelo’, José Almeida, que agradeceu o “enorme apoio dado pelas pessoas de Pindelo”.
“Temos feito isto com muito trabalho. A maior dificuldade está relacionada com o dinheiro. A organização do carnaval custa cerca de 20 mil euros. As autoridades oficiais deveriam olhar pelas instituições. Vamos fazendo atividades ao longo do ano para conseguirmos pagar aos grupos. Agradeço à população de Pindelo que tem apoiado muito o nosso carnaval”.
José Almeida, presidente da Associação de Carnaval de Pindelo
“O pessoal está eufórico. Estamos todos à espera do carnaval. Os ensaios estão em andamento e estamos todos a trabalhar. Esperemos que o tempo deixe o carnaval sair à rua. Aproveito para agradecer a todos os sócios, quer os participantes quer os não participantes. Estamos abertos a novas inscrições para quem quiser vir participar. O ‘Carnaval de Pindelo’ deveria ser mais apoiado. Somos bastantes grupos e alguns vão acabando por falta de apoios a nível financeiro e de espaços”
Marco António, presidente da ‘Escola de Samba Renascer’
“Trabalhamos principalmente para o nosso carnaval em fevereiro. Mas depois temos atuações e saídas e trabalhos sempre para alcançar mais. Quando podemos, aproveitamos, também, para conviver, que é muito importante. Reforço o apelo deixado pelo presidente para virem experimentar e viverem isto. As portas estão sempre abertas”.
João Pedro, vice-presidente da ‘Escola de Samba Renascer’