22 Jun 2022
dia 26 DE JUNHO, a alegria vai invadir as ruas
Depois de ter sido cancelado pelo terceiro ano consecutivo, a freguesia de Pindelo vai receber, no dia 26 de junho, o ‘Carnaval de Verão’. Isabel Bastos, vice-presidente da Escola de Samba ‘Os Pioneiros’, e Abel Almeida e Silvana Fonseca, presidente e madrinha da bateria da ‘Escola de Samba Renascer’, estiveram nos estúdios da Azeméis TV/FM para revelar todos os pormenores.
Escola de Samba ‘Os Pioneiros’
Carnaval com entrada livre: “Vontade há, saudades também”
“Lançámos o desafio à Associação de Carnaval de Pindelo de fazer o Carnaval de Verão e foi muito bem recebido. Definimos que se não saíssemos em fevereiro e março, era certo que íamos sair no Verão. Continuamos a trabalhar com ensaios e a preparar-nos para sair à rua dia 26 e mostrar o nosso trabalho. Vontade há, saudades também. Convidamos toda a gente a ir a Pindelo. A entrada é livre”.
52 membros d‘Os Pioneiros’ vão desfilar em Pindelo
“Este ano vamos apresentar-nos com comissão de frente, uma ala de mirins, baianas, ala de passistas um, ala de passistas dois, madrinha de bateria, destaques e bateria. São cerca de 52 elementos no total”.
O regresso pós-covid: “Tem sido complicado”
“Foram dois anos difíceis. Estivemos cerca de um ano sem estarmos juntos presencialmente e isso afastou um bocadinho as pessoas da escola. Tem sido muito complicado voltar a integrar todos e voltar a criar o espírito de união que se viveu no Carnaval de 2020. O comprometimento e a disponibilidade não são os mesmos (…) Felizmente temos conseguido atingir os objetivos”.
O Carnaval no concelho
“Em Oliveira de Azeméis e em Pindelo ainda somos muito pequeninos na vivência do Carnaval, em relação a outros sítios. Há muita qualidade, mas ainda há um caminho a percorrer e muita evolução, se as pessoas tiverem essa vontade (…). Oliveira de Azeméis pode ser dinamizado com estas associações, se as pessoas alinharem neste tipo de atividades. Há espaço para toda a gente na nossa escola”.
Escola de Samba ‘Renascer ‘
“Estava tudo ansioso”
“Chegamos a um consenso que devíamos fazer alguma coisa, estava tudo parado e a malta precisava de se mexer, estava tudo ansioso que chegasse esse momento. Falamos uns com os outros e chegamos a esta ideia do Carnaval de Verão.”
Abel Almeida, presidente da Escola de Samba Renascer
A madrinha de bateria
“Como madrinha de bateria, tento não faltar com nada na escola. Assumo a minha responsabilidade, quer a nível técnico, de trabalho e pessoal. Claro que nem tudo corre como esperado, todos temos feitios diferentes. Mas assumir um lugar destes, que é um dos lugares com maior destaque, uma vez que somos nós que conduzimos a bateria e que damos força para o grupo todo, é uma responsabilidade muito grande. A madrinha de bateria é o ser da escola.”
Silvana Fonseca, madrinha de bateria da Escola de Samba Renascer
Coordenar cerca de 50 elementos
“Isto é um trabalho conjunto, dá gozo quando vejo a escola formada na rua para mim é um orgulho imenso. Existe sempre uma coisa ou outra que corre sempre menos bem, mas isso faz parte, somos um grupo grande, com quase 50 elementos. Não é fácil, todos têm as suas ideias, mas até aqui tem tudo funcionado.”
Silvana Fonseca
O regresso pós-pandemia
“Se fosse para sair à rua em março, a Renascer não estava preparada, assim como outros grupos, porque apenas com 15 dias antes da resposta não conseguimos organizar grupos tão grandes. Decidimos adiar o Carnaval, mas não foi fácil tanto tempo depois concentrar os elementos da escola e fazê-los perceber que estávamos a trabalhar para o Carnaval. Porque durante a pandemia as pessoas arranjaram outras atividades para fazer, acomodaram-se a ficar em casa. E arrancá-los daquela rotina foi muito complicado.”
Silvana Fonseca
Dia 26 de junho tudo a Pindelo
“Fazemos gosto que todas as pessoas venham a Pindelo, a entrada é livre, ao contrário dos anos anteriores. Vale muito a pena, não só pelas escolas de samba. Não somos aqueles grupos grandes, somos pequeninos, mas fazemos um bom carnaval.”
Abel Almeida