Carnaval volta com o seu esplendor

Destaques

22 grupos, 750 foliões e 20 carros alegóricos

Francisco Silva, presidente da FAMOA, e António Grifo, presidente da assembleia da FAMOA, estiveram nos estúdios da Azeméis TV/FM para revelarem todos os pormenores da edição do Carnaval Oliveirense 2024. Serão 22 grupos, 20 carros alegóricos e mais de 750 foliões que vem fazer a festa ao coração da cidade. A grande revelação feita ao longo desta entrevista foi o possível regresso do ‘Folia na Noite’, onde a FAMOA está “a ponderar e a trabalhar nesse sentido.”

22 grupos, 750 foliões e 20 carros alegóricos 
“O corso do Carnaval Oliveirense, sempre marcado para a terça-feira de Carnaval, é um cumulativo daquilo que são os carnavais que vão acontecendo no fim de semana anterior ao dia de Carnaval e naturalmente que este corso é dedicado às associações. A FAMOA organiza este desfile desde 2003 e visa trazer à cidade aquilo que são os grupos que têm esta valência carnavalesca desta festividade pagã, mas muito querida por todos. A diversidade é isso mesmo, estamos a falar desta edição 2024 de termos aqui alguns indícios de retoma com números a aproximarem-se daquilo que era o carnaval antes da pandemia. Teremos 22 grupos, cerca de 750 foliões e 20 carros alegóricos.” 

Francisco Silva, presidente da FAMOA

O regresso a números pré-pandemia 
“O período de pandemia obrigou à paragem, onde houve muitas associações que foi doloroso esta travessia no deserto, em que foram obrigados a uma reestruturação em todos os aspetos. Acreditamos agora que o mal que existiu durante esses dois anos já se dissipou. Por isso, é com muita alegria que a FAMOA vê esta retoma a dar-se paulatinamente, com um ligeiro alargamento de associações que vem participar no corso, e mostra o trabalho que tem vindo a ser feito para manter viva a chama do Carnaval de Oliveira de Azeméis.”
 

António Grifo, presidente da assembleia da FAMOA 

A logística pesada
“A preparação disto tudo começa bem lá atrás. Desde preparação das autoridades, com a câmara municipal e os próprios grupos, há um conjunto de logísticas e preparações que às vezes não visíveis e que levam a que nas redes sociais as pessoas pensem que se estala o dedo e está cá tudo, que na verdade não é. Estamos a falar de uma estrutura pesada, isto pela grande deslocação que ocorre de todas as freguesias, para fazer chegar aqui todos, aproveitarem do corso e devolver todos para casa em segurança. Para isto, é muito trabalho com as associações e entidades oficiais para tornar tudo isto possível.” 
 

Francisco Silva, presidente da FAMOA
 

O plano B caso chova 
“ Existe sempre um plano B, por uma razão muito simples, isto envolve muitas pessoas e entidades (…) esta decisão nem sempre é fácil, temos de pugnar sempre por uma questão de segurança. O Carnaval começa só às 15h, mas tudo começa a vir para aqui por volta das 9h da manhã para conseguirmos organizar tudo com toda a segurança. Assim, esta segunda data está sempre acoplada ao domingo imediatamente a seguir ao dia de Carnaval, [se houver essa necessidade de adiamento] estamos a falar por uma questão de respeito por todo o trabalho das associações, da organização do evento” 

Francisco Silva, presidente da FAMOA

O possível regresso do ‘Folia na Noite’ 
“[O Folia na Noite] criava uma oportunidade de haver Carnaval no verão. São Pedro não gostava mesmo de nós, nem daquele evento, isto porque estamos a falar de um evento que acontecia em julho e chovia sempre (…) Trazíamos os melhores grupos profissionais, desde Ovar a Estarreja, era mais um miminho que se dava à população. Para mim o meu objetivo será conseguirmos outra vez o financiamento. Na minha opinião, uma das soluções [para regressar com o Folia na Noite], seria arranjar um padrinho e conseguirmos que a câmara reconheça que aquilo que não resultou foi sempre por infelicidade climatérica. Era muito mais barato que o Carnaval agora em fevereiro e dava já um cheirinho do Carnaval profissional das escolas de samba.”

António Grifo, presidente da assembleia da FAMOA 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Vet + Saúde promoveu iniciativa pioneira
9/10/2024
Novo quiosque ‘Habitus’ promete ser diferente
9/10/2024
Oliveira de Azeméis voltou a celebrar S.Miguel
9/10/2024
Pavilhão cheio para o I Festival de Música e Dança
9/10/2024
“Temos de preservar os nossos antepassados”
9/10/2024
TAL apresentou ‘Inspetor Geral’ 40 anos depois
9/10/2024
102º aniversário do Correio de Azeméis
9/10/2024
“O meu pai tinha uma artéria [artística] e eu, se tiver, é uma veia pequenina”
9/10/2024