5 Feb 2024
Para entrar bastava doar um bem alimentar
A freguesia de Carregosa acolheu um concerto solidário em que o objetivo passou por recolher bens alimentares para a Comissão de Assistência Social de Carregosa. A ideia partiu de Nellima, artista carregosense, que guiado pela vontade de ajudar, convidou outros amigos cantores que aderiram a esta causa. O cantor, que acaba de lançar um videoclipe gravado em Azagães e Carregosa, conseguiu juntar mais de cem pessoas que assistiram ao concerto no Auditório Diamantino Melo, no passado dia 20 de janeiro.
Um trabalho que dura todo o ano
“Para nós foi interessante ter um público, como o que esteve no Auditório Diamantino Melo, a trazer bens alimentares, tudo aquilo que se gasta no dia a dia. A junta de freguesia tem uma pessoa que vê quem tem dificuldades e vamos comunicando. No Natal damos sempre uma cabaz com bacalhau, azeite e batatas, bastante preenchido. Relativamente ao natal de 2023, estamos a falar de 57 cabazes que distribuímos por Carregosa. Da nossa parte fizemos 48 cabazes, o ‘Rotary’ ofereceu 6 cabazes e depois um conjunto de senhoras ofereceram-nos 3 cabazes”.
A importância de ajudar
“Dependemos de quem nos ajuda e dá bens alimentares. Fazemos peditórios nas empresas e o público em geral também nos vai ajudando. Principalmente no final do ano nas mercearias de Carregosa colocamos um cesto para ajudar a Comissão Social. Em dezembro de 2023 para preencher esses cabazes fomos às compras e gastamos mais de 1200 euros com o dinheiro que veio das empresas”.
A falta de voluntários
“Há um certo afastamento das pessoas do voluntariado em que se tem que trabalhar para ajudar os outros. Ser voluntário implica ir às empresas e ouvir o que não gostamos. Mas estamos receptivos e qualquer pessoa pode fazer parte da Comissão de ou ser sócio”.
Raul Correia, presidente do Conselho Fiscal da Comissão
A satisfação de ajudar
“É uma satisfação grande porque estamos a ajudar alguém que necessita. Eu gosto muito de ajudar. Quando posso estou sempre presente. Foi uma festa em que todos os artistas vieram voluntariamente. O videoclipe foi gravado em Azagães, fui ver a zona dos moinhos que é muito gira. Gravámos em S.Miguel, na praça de Carregosa e no parque novo que fizeram há pouco tempo”.
Nellima, cantor