Freguesias Fajões Casos de Polícia
Presentes a juiz, arguidos ficaram em liberdade após pagamento de uma caução
Um casal, de 69 e 67 anos, foi detido, na passada quarta-feira, pela Polícia Judiciária, na freguesia de Fajões, por fortes indícios da prática do crime de tráfico de pessoas.
"Durante cerca de 10 anos, a vítima, de 54 anos, foi sobrecarregada com trabalhos excessivos, na área da agricultura e pecuária, incluindo fins de semana e feriados. Foi maltratada física e psicologicamente e vivia de uma forma degradante, sem o mínimo de condições de habitabilidade, higiene, saúde física e psíquica, privacidade e alimentação. Foi, ainda, privada de toda e qualquer liberdade física de movimentos, liberdade de decisão e de ação", explica o comunicado emitido pela PJ.
A vítima, de 54 anos de idade, que padece de um atraso cognitivo e trabalhava para a família dos arguidos desde os 16 anos, foi, entretanto, institucionalizada.
Os detidos, marido e mulher, sem antecedentes criminais, foram presentes à autoridade judiciaria competente para primeiro interrogatório judicial e ficaram em liberdade após pagamento de uma caução de cinco mil euros cada um.
Filha do casal nega acusações
Em entrevista à TVI, a filha do casal, que passou a noite detido, nega todas as acusações que são feitas aos seus pais. "É tudo uma injustiça levantada contra nós", começou por referir Ana, asism identificada durante a entrevista. "Ele está junto da família que o acolheu, tem um teto, senta-se à mesa a comer connosco, muitas das vezes saía connosco, era remunerado", explicou Ana, negando que tenha sido feita qualquer agressão ao trabalhador e que o mesmo tenha sido privado da sua liberdade.