Cada equipa era composta por três formandos e três formadores e durante a competição foram programando e maquinando peças numa competição de maquinação em CNC 5 eixos, considerada uma competição de nível de dificuldade alto.
> Competição serviu para demonstrar o setor metalúrgico
Durante os dias 9 e 12 de abril, a CENFIM de Oliveira de Azeméis recebeu a competição internacional, European CNC Machining League (Project MFG), dinamizada pela empresa americana Haas, tendo contado com a participação de equipas de seis países: Chéquia, Dinamarca, França, Estónia, Lituânia e Portugal.
A equipa portuguesa, constituída por três formandos do CENFIM (Marinha Grande, Oliveira de Azeméis e Trofa), competiu nos dias 10 de abril (programação) e 11 de abril (maquinação).
Nuno Lopes, diretor geral da Haas em Portugal, em declarações à Azeméis TV/FM explicou que “a prova é organizada pelo Project MFG. Nasceu nos Estados Unidos, mais propriamente, na área militar. Desde o ano passado, internacionalizaram, em que fizeram um projeto piloto que foi na sede da Haas na Europa, na Bélgica”. O diretor prosseguiu referindo “é uma competição entre escolas técnicas, uma competição de cinco eixos, que quer dizer que é uma competição que tem um grau de dificuldade alta”.
O diretor geral da Haas em Portugal, destacou que a escolha pela CENFIM se deveu à qualidade das instalações. “A nível da maquinação, neste momento, a CENFIM de Oliveira de Azeméis está efetivamente muito bem preparada”, referiu Nuno Lopes ao nosso jornal.
Teresa Bernardino, diretora do CENFIM de Oliveira de Azeméis, referiu à Azeméis TV/FM, que receber esta competição, “é de facto um prestígio para nós. A partir do momento em que fizemos esta parceria com a Haas e a inauguração do Gene Haas Center em dezembro de 2022, criou-nos condições que nos permitem de facto estar à altura de receber eventos desta natureza, e isto deu-nos uma capacidade de formação fantástica, que permite que os nossos formandos saiam com uma carga horária prática invejavelmente superior a qualquer outro centro. Na altura fomos classificadas como a melhor academia de CNC do país”.
Nelson Azevedo, formando da CENFIM de Oliveira de Azeméis e único participante oliveirense nesta competição referiu à Azeméis TV/FM sentir-se “bastante realizado e um pouco lisonjeado de ter sido escolhido para representar a CENFIM e Portugal nesta competição”.