9 Jan 2025
Sendo a organização do Desporto Escolar, o Agrupamento de Escolas Soares Basto é coorganizador
No passada quinta-feira, Oliveira de Azeméis recebeu centenas de jovens que participaram na prova de circuito de BTT-XCO, inserida no plano do Desporto Escolar, onde o Agrupamento de Escolas Soares Basto foi coorganizador, juntamente, com o Desporto Escolar do Entre Douro e Vouga. Foram cerca de 180 alunos/atletas que estiveram nesta prova que classificou os vários atletas para as provas futuras.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o professor de Educação Física da EBS Soares Basto e coordenador da equipa de BTT da escola, Pedro Silva, começou por realçar o sucesso do evento, que juntou 12 escolas diferentes do país. “Temos que agradecer a todos os professores de Educação Física envolvidos, sem eles nada seria possível, e os nossos alunos do curso de Desporto, do 10º, 11º e 12º anos, que realmente são incansáveis e nos deram a ajuda necessária no percurso e na logística, para que tudo seja possível e que este dia seja realizado”, referiu.
Sobre o crescimento da modalidade de BTT na escola e a evolução dos alunos, o professor Pedro Silva apontou que tem sido “espetacular assistir a este crescimento. Não existia e trouxemos a modalidade há quatro anos. Começámos com um grupo pequeno, com todas as dificuldades que é terem as suas bicicletas, os seus equipamentos, não é fácil. Mas, aos poucos temos ganho vida e eles estão cada vez mais motivados e a gostar mais da modalidade e verifica-se isso também nos resultados, que têm melhorado todos os anos”, prosseguiu à Azeméis TV/FM.
Atualmente, a equipa da escola já conta com 40 alunos/atletas, desde o 5º ano ao ensino secundário.
“Correu bem [a prova], com vários desafios, tinha muita lama e caí uma vez, mas isso é normal. Nas primeiras provas ficava sempre em último, mas, após dois anos, já estou muito melhor do que anteriormente e com os treinos é muito mais fácil.”
Cláudia Pereira, atleta do AE Soares Basto
“Foi um pouco difícil [a prova], com colegas muito fortes. Houve vários desafios, como a Cláudia disse, mas é, acima de tudo, para o entretenimento e brincadeira. Espero que continuemos a melhorar e que venham mais elementos para a equipa.”
Pedro Silva, atleta do AE Soares Basto