2 May 2024
O Centro de Estudos pretende promover outras iniciativas ao longo do ano, visando um ciclo evocativo até à data do 90º aniversário de nascimento. Depois a intenção é continuar o estudo do espólio do padre Bastos
Uma missa evocativa no dia do aniversário natalício do padre Bastos, seguida da apresentação do livro de poemas “Flores Agrestes” marca o arranque de uma série de eventos com que o Centro de Estudos Padre Bastos pretende evocar o ilustre loureirense. A iniciativa decorre em Loureiro, a 07 de maio e tem início às 21 horas.
Nascido em Loureiro em 1935 e falecido em Ovar em 2020, o padre Manuel Pires Bastos foi “muito do mais que um dedicado sacerdote”, referiu o centro de estudos em nota enviada ao nosso jornal. Ao longo da sua vida evidenciou “uma grande propensão para a cultura que abraçou como outro sacerdócio, desdobrando-se entre a história, as letras, as artes, nomeadamente a música. Foi ainda um apaixonado pelos valores do património local e regional que estudou e registou”, pode-se ler na nota informativa.
Além das inúmeras colaborações nos jornais, deixou publicadas diversas obras, mas outras ficaram nos seus apontamentos porque a morte o surpreendeu em plena pandemia (Covid 19) e impediu que as concluísse.
Um grupo de amigos, igualmente motivados pelos mesmos valores (incutidos em vida pelo próprio homenageado na maior parte deles) reuniu-se, dando origem ao Centro de Estudos.
Depois desta primeira realização, o Centro de Estudos pretende promover outras ao longo do ano, visando um ciclo evocativo até à data do 90º aniversário de nascimento. Depois a intenção é continuar o estudo do espólio do padre Bastos e promover a edição de outros livros.