20 Mar 2025
DEPRESSÃO MARTINHO PROVOCOU O CORTE DE CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIA EM RUAS DE VÁRIAS FREGUESIAS
A Depressão Martinho, que assolou o nosso país esta noite com rajadas de vento superiores a 100km/h, já provocou cerca de 50 ocorrências em Oliveira de Azeméis. Segundo Alberto Godinho, coordenador municipal de Proteção Civil, a freguesia de Palmaz será a mais afetada até ao momento.
Em entrevista ao Correio de Azeméis, Alberto Godinho, coordenador municipal de Proteção Civil, deu conta de que se já registaram cerca de 50 ocorrências no concelho, na sua maioria relacionadas com a queda de árvores. “Temos também registados danos em estruturas, como coberturas e telhados, infraestruturas de abastecimento de energia e telecomunicações. Temos ainda registadas algumas ocorrências na E-Redes de casas sem abastecimento de energia, mas não se tratam de muitos casos”, afirmou o coordenador.
A Depressão Martinho também provocou situações de vias cortadas à circulação rodoviária, nomeadamente na Rua das Flores, em Palmaz, na Rua da Lomba, em Carregosa, na Rua 21 de Junho, em Fajões, e na Rua do Cercal, em Santiago Riba-Ul. “A situação que vai ser de maior atenção e demorar mais tempo é em Carregosa, porque é mais complexa e envolve mais meios, apesar de não haver riscos para a população”, explicou Alberto Godinho.
O coordenador municipal de Proteção Civil afirmou que as equipas no terreno estão a dar prioridade às vias cortadas e às situações que afetem a população. “Temos equipas de Bombeiros de Oliveira de Azeméis e Fajões, equipas operativas da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, GNR, E-Redes e equipas de piquete da parte das telecomunicações, serão cerca de 40 a 50 elementos [no terreno]”, informou.
Alberto Godinho confirmou que continuam a registar-se novas ocorrências até ao momento, mas as equipas estão a “tentar dar resposta” e “estabelecer a normalidade o mais rapidamente possível”.