Instituição foi fundada por um grupo de pais e professores, no ano letivo de 1980/1981
A CERCIAZ – Centro de Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis assinala hoje, dia 27 de maio, 45 anos desde que foi constituída na Secretaria Notarial do concelho. Foi no ano letivo 1980/1981, em setembro, que a instituição iniciou a sua atividade no edifício cedido pela Câmara Municipal, intitulado à época o “edifício das escadas redondas”.
Atualmente, a CERCIAZ presta apoio a 124 utentes e possui uma lista de espera de cerca de trinta pessoas. Segundo Paula Nogueira, diretora-geral da instituição, cinco utentes estão inseridos no programa pedagógico e cerca de noventa utentes estão inseridos nas atividades do CACI - Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, uma resposta social destinada a desenvolver atividades "estritamente ocupacionais" e, por outro lado, atividades "socialmente úteis".
Ao Correio de Azeméis, os membros da direção sublinharam ainda a importância de a comunidade oliveirense estreitar as suas relações com os utentes e a instituição, a centralidade dos parceiros e apoios recebidos para assegurar a sustentabilidade da CERCIAZ e partilharam também o objetivo de colmatar a lista de espera e de inaugurar um Lar Residencial.