Em
Correio de Azeméis

18 Oct 2024

Cerimónia marcou arranque de ano letivo 24/25

Concelho

Foram distinguidos docentes e não docentes que se aposentaram

Durante a tarde de quarta-feira decorreu, no auditório da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, a cerimónia de abertura do ano letivo 24/25.

O vereador da educação, Rui Luzes Cabral, começou por referir que “estamos numa cerimónia que pretende agradecer a todas as diretoras e a todos os diretores dos nossos agrupamentos, a todas as direções, aos conselhos gerais, a todo o corpo docente e não docente, a pais, avós e encarregados de educação, pelo contributo que dia após dia colocam ao serviço da nossa comunidade educativa”, acrescentando que “encontrar-nos no início de cada ano letivo, deverá servir (…) para refletirmos, para convivermos e para agradecermos. (…) O trabalho que desenvolvemos é muito difícil, porque o ser humano é difícil. Porque a vontade de cada um está, muitas vezes, distante da vontade coletiva”.

Também Ilda Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, escola anfitriã desta cerimónia de abertura, na sua intervenção começou por referir que “momentos como este são importantes porque proporcionam um espaço de reflexão e partilha de ideias, mas também de encontros. Nós educadores e professores hoje não podemos ignorar os novos papéis acometidos à nossa função de ensinar (…) para além de transmitir conhecimentos é importante saber transmiti-los com arte, magia e humor, proporcionando aos nossos alunos o prazer de aprender”. A diretora destacou ainda a importância dos professores para o ensino e para o desenvolvimento dos alunos. “São os professores que mantêm viva a esperança das nossas crianças e jovens, mas também são eles que mantêm viva a esperança de que todos necessitamos para existir. A minha gratidão aos professores que atualizaram o meu conhecimento ao longo dos anos e a todos os docentes, companheiros de profissão que diariamente contribuem para a tarefa infinita de ensinar”, afirmou Ilda Ferreira. 

A cerimónia contou ainda com a atuação da Fábrica de Artes, bem como da AMOA.

Cerimónia distinguiu docentes e não docentes que se aposentaram
No final da cerimónia de abertura do ano letivo 24/25, houve ainda espaço para o agradecimento a todos os professores/as, assistentes operacionais e assistentes técnicos/as que se aposentaram neste último ano. 

Os cerca de 20 docentes e não docentes receberam uma flor de vidro, um diploma de agradecimento, um livro do Abílio Guimarães, uma brochura do Oliveira de Azeméis e ainda um livro de Ferreira de Castro. 

Rui Luzes Cabral, vereador da educação, na entrega desse agradecimento referiu que “estou diante de uma plateia de pessoas que todos os dias acrescentam beleza à comunidade e tentam transformar pelo seu exemplo e ensinamento a vida de milhares de crianças e jovens. Muito obrigado”.


Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Óscar Oliveira apela à participação e pede revisão da lei perante “erro” nos boletins de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Rebelo Martins lembra que as eleições são “o primeiro garante da democracia”:
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026