13 Nov 2025
A Junta de Freguesia de Cesar comunicou esta tarde uma ocorrência grave no cemitério local, onde uma parte significativa do muro de suporte de terras da zona nascente ruiu, devido às condições atmosféricas adversas registadas nos últimos dias e agravadas durante a madrugada e manhã de hoje.
Segundo a autarquia, o desabamento provocou danos materiais avultados, afetando alguns jazigos da parcela da vala comum e ainda três jazigos de família, além de representar risco para estruturas próximas. Não há registo de feridos.
A situação foi detetada no início da tarde e levou a Junta a mobilizar, já para amanhã, equipas próprias e dos serviços da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (CMOAZ), com o objetivo de iniciar trabalhos de limpeza e estabilização da área afetada. As intervenções serão, numa primeira fase, provisórias, procurando repor algum nível de normalidade.
A Junta de Freguesia apelou ainda à população, especialmente às famílias com jazigos nas zonas mais afetadas, para não se aproximarem da área demarcada como de risco, enquanto decorrem os trabalhos e até indicação em contrário.
“Pedimos imensa desculpa por toda esta situação e incómodo causados, mas tudo estamos a fazer para que os efeitos desta complicada situação sejam os menores possíveis”, refere o comunicado. A autarquia garantiu também estar a procurar os meios e apoios necessários para resolver o problema em definitivo.
A Junta promete atualizar a população à medida que houver novos desenvolvimentos.