Em
Correio de Azeméis

29 May 2024

Cesarense a formar para os seniores

Futebol Futebol Clube Cesarense

Clube quer dobrar o número de atletas na formação

O presidente do FC Cesarense, Luís Pinho, a responsável pela formação, Rosário Santos, e o coordenador de escola Dragon Force e da formação cesarense, Sérgio Ferreira, estiveram no programa Desporto em Análise, conduzido por Hermínio Loureiro, na Azeméis TV/FM, onde deram a conhecer o trabalho que está a ser feito nas camadas jovens e revelaram querer duplicar o número de jovens na próxima época no clube. 

Balanço positivo da Dragon Force
"A parceria com a Dragon Force está a correr bem e para o ano espero ter o dobro que tivemos este ano. Temos cerca de 150 atletas no Cesarense e na Dragon Force cerca de 100 atletas. O FC Porto ajudou-nos a crescer em número de atletas. Começámos o trabalho tarde e estamos agora atrás do prejuízo."

A escolha da Dragon Force
"Não tivemos tempo para sondar outros clubes como o Benfica e o Sporting e escolhi o FC Porto por ser mais perto. A aposta que fizemos é para quatro anos e acho que vamos chegar ao topo."

Da formação para os seniores
"O objetivo é termos o máximo destes atletas a chegarem à equipa sénior para reduzir os custos para nós. E para lutarem com mais amor à camisola do que se luta agora."

Melhores condições
"No próximo ano vamos tentar que as pessoas de Cesar voltem a trazer os filhos para jogar no Cesarense. Para o ano vamos ter melhores condições, vamos ter iluminação de leds quer no estádio da formação quer no campo principal, estamos a concorrer para dois relvados sintéticos, porque temos um campo de 7 danificado pelo mau tempo, temos um campo de futebol 5 que também vcamos concorrer para um sintético para dar à formação melhores condições. Vamos colocar painéis solares no estádio e aos poucos estamos sempre a crescer."

Luís Pinho, presidente do FC Cesarense

Início tardio
"A parceria iniciou-se em agosto e os treinos arrancaram em setembro. Tivemos em duas semanas de trabalhar afincadamente no projeto e nos treinos para fazer as equipas. Estamos a trabalhar de forma séria e sustentada dentro da nossa metodologia de treino, algo que é inovador no Cesarense. Também contamos com alguns procedimentos de gestão e organização para ajudar o Cesarense, algo que já fazemos intrínseco na Dragon Force. O facto de termos começado mais tarde advém daí a maior dificuldade, porque não conseguimos captar mais miúdos."

Boas instalações no Cesarense
"A nossa expansão é importante no mundo do futebol de Aveiro, o Cesarense tem instalações muito boas, das melhores a nível nacional em termos de Dragon Force, se calhar nenhuma escola tem tão boas condições como temos em Cesar. Vejo no Cesarense muito interesse na melhoria dessas instalações e isso só vai trazer mais atletas até nós. Não queremos formar os miúdos só em termos de jogo, mas em termos de homem que vai ser no futuro. Esta parceria tem dois treinadores principais, um treinador de guarda-redes e um treinador estagiário."

Margem de crescimento no Cesarense
"Temos, primeiro pelas instalações. Temos muito espaço para crescer, temos dois, três campos disponíveis diariamente para treinar. Crescendo em atletas, vamos crescendo em treinadores em clube, em resultados e em estrutura. Quando fazemos uma parceria temos que nos ajustar ao contexto do clube."

Sérgio Ferreira, coordenadora da escola Dragon Force e da formação do FC Cesarense

Uma mais-valia para o FCC
"Esta ligação à Dragon Force foi uma mais-valia para o FCC enquanto parceria porque apesar dos clubes de cada um, aqui o principal objetivo era aumentar o nosso número de atletas. Além de todos os técnicos da Dragon Force, temos também apoio de psicólogos e nutricionista e isso para nós é importante. Já tivemos algumas ações de formação na área da psicologia na área da nutrição e isso é uma aposta nossa, mas é a Dragon Force que nos dá todo esse apoio."

O objetivo é crescer
"O objetivo na próxima época é crescer. Temos de começar já a trabalhar para o futuro para que as coisas na próxima época comecem de forma correta, algo que este ano não tivemos oportunidade. Queremos crescer a nível qualitativo e quantitativo. Quem conhece o Cesarense sabe que a formação do FCC já teve um número quase três vezes superior ao que tem atualmente." 
 

Rosário Santos, responsável pela formação

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Regresso seguro às vitórias
31/03/2025
Empate a fechar o mês
30/03/2025
Resultados desportivos de domingo, 30 de março
30/03/2025
Schmidt Light Metal foi declarada insolvente
30/03/2025
XXV Prova de Atletismo de Cesar com mais de 500 participantes
30/03/2025
Resultados desportivos de sábado, 29 de março
30/03/2025
Concerto de Apresentação de Nova Época da Banda de Música de Loureiro
29/03/2025
Oliveirense, Tondela e Sub-19 homenagearam Yvann Martins
29/03/2025