11 Jan 2022
Futebol Clube Cesarense Desporto
Vários feitos conquistados ao longo do seu historial
No passado dia 01 de janeiro, o FC Cesarense completou 90 anos. Um clube histórico do distrito de Aveiro, sócio honorário da AF Aveiro, medalha de mérito desportivo atribuída pelo governo português aquando do 60º aniversário e, atualmente, entidade formadora certificada com quatro estrelas.
Ao longo da sua história, o Cesarense conta com um percurso desportivo de grandes sucessos, desde a primeira subida aos Nacionais (1982/1983) e, depois de ter descido de divisão na época seguinte, volta a ser campeão distrital na época 1984/85, conseguindo manter-se por três temporadas consecutivas, um feito para um clube de pequena dimensão.
Na época 1997/98, o Cesarense voltou aos Nacionais depois de ter sido 2.º classificado na Divisão de Honra na época anterior e por lá se manteve até à época 2005/2006.
Pelo meio, foi inaugurado o Estádio do Mergulhão (26/11/2000), uma obra arrojada para a época, fruto do empenho e abnegação exemplares de um punhado de pessoas, que conseguiram envolver todo o tecido empresarial e a maioria dos cesarenses neste projeto.
Em 2008/2009, o Cesarense sagra-se de novo campeão distrital e ascende novamente aos Nacionais, tendo na época seguinte conseguido o tremendo feito de subir à 2.ª Divisão Nacional (2010/2011).
Em outubro de 2010, a equipa feminina da Oliveirense muda-se de armas e bagagens para Cesar, tendo sido reativado o futebol feminino no clube (situação que já tinha vivido nos anos 30), tendo nessa mesma época vencido a Taça Nacional de Promoção.
Depois de ter descido à 3.ª Divisão Nacional, na época seguinte o Cesarense volta à 2.ª Divisão Nacional (2012/2013), tendo, nessa mesma época, a equipa feminina participado no Campeonato Nacional, com um exemplar desempenho. Andreia Norton e Susana Silva foram chamadas à Selecção Nacional, dispondo ainda a equipa de duas atletas estrangeiras: a norueguesa Karoline Rud e a internacional júnior brasileira Rayanne (atualmente no SC Braga).
Mergulhão é palco de um jogo internacional em 2015
No dia 26/05/2012 foi inaugurado o relvado sintético do campo nr. 2 do Mergulhão, dando assim melhores condições a todas as equipas de formação e femininas do FC Cesarense, dispondo ainda o clube de um mini campo de três, em terra batida, para os mais pequeninos.
No dia 10 de fevereiro de 2015 foi realizado o primeiro jogo internacional no Estádio do Mergulhão entre as selecções nacionais femininas de Portugal e da Suíça, tendo a selecção lusa vencido por 2-1.
A 03 de abril de 2015 foram aprovados os novos estatutos do emblema alvinegro, tendo no último fim de semana de junho desse mesmo ano, sido realizado o 1.º Mundialito CESAZ.
Na época 2015/2016, os juniores do Cesarense sagram-se campeões distritais e, pela primeira vez no seu historial, ascendem à 2.ª Divisão Nacional. Nessa época, a equipa garante o 3.º lugar na fase de subida da zona Norte e consegue chegar à 1.ª Divisão Nacional de Juniores.
Já na temporada 2018/2019, o clube vive outro momento histórico: os iniciados são campeões distritais e sobem ao Campeonato Nacional do escalão, divisão em que ainda se encontram.
Sem dúvida, para um clube regional e de pequena dimensão, o FC Cesarense apresenta um historial de inegável mérito e grandeza que deve ser aplaudido e recordado. O trabalho desenvolvido e feitos alcançados por todos aqueles que viveram por dentro e por fora o clube deve ser o mote e a inspiração para que esta instituição de Cesar chegue ao centenário com sustentabilidade e muita vitalidade.