23 Oct 2023
Destaques Exclusivos Cesar Concelho
Cesar: “Já fui submetido a cinco cirurgias”
Luís Miguel Oliveira, natural de Cesar, precisa de ajuda para o financiamento dos seus tratamentos na luta contra o cancro no intestino, com metástases no fígado. A lutar desde fevereiro de 2021, o mesmo já fez vários tratamentos e cirurgias, mas ainda sem conseguir ficar curado totalmente. Sendo a esperança a última a morrer, Luís pediu uma segunda opinião e pode ter encontrado uma solução mais eficaz na Fundação Champalimaud, uma prestigiada clínica privada, com resultados muito positivos, mas também com valores altos de tratamento. Assim, o cesarense apela à ajuda de todos para angariar fundos para a cirurgia que ronda o valor de 13 mil euros.
“Já fui submetido a cinco cirurgias”
“Foi em fevereiro de 2021 que me foi diagnosticado o cancro no intesti no e que já na altura tinha metástases no fígado. Desde então que se iniciaram os procedimentos necessários, que foi de imediato a cirurgia no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. Foi removido o temor primário no intestino e a metástase também. Fiz os tratamentos de quimioterapia, mas passado alguns meses em exames de rotina foram detetadas novas metástases no fígado, depois daí surgiram novas cirurgias e tratamentos. Desde 2021 até hoje já fui submetido a cinco cirurgias e a três fases de tratamento.”
A decisão de procurar a ajuda da Fundação Champalimaud
“Ao final de cada cirurgia achamos sempre que pode ficar por ali. No final da terceira operação ao fígado, prossigo com o tratamento de quimioterapia e acho que as coisas estão a correr bem, no entanto, fizemos depois os exames e volta a acusar. Como a doença já esta na rede sanguínea vai existir sempre a possibilidade de voltar a aparecer. Na última conversa entre médicos comigo ficou decidido que continuaria com os tratamentos, para evitar deixar que a doença progredisse, mas talvez devido ao excesso de tratamentos que já tinha feito, não aceitei bem esse último tratamento e as coisas não estavam a correr como esperávamos. Tivemos de fazer uma pausa e foi aqui decidi reunir a família e amigos e decidimos pedir uma segunda opinião na Fundação Champalimaud. Visto que temos aqui no nosso país uma instituição muito bem conceituada, porque não tentar pedir um orçamento e uma opinião.”
“Vou retirar 23% do fígado”
“Inicialmente tive de enviar toda a documentação e depois de ele avaliarem o meu caso, chamaram-me, o que significa que têm interesse em me tratar. Quando lá cheguei o médico que falou comigo foi muito assertivo nas palavras que disse. Olhando para todo o meu histórico, disse que a cirurgia ao fígado teria de passar pela retirada de dois segmentos onde há a reincidência da doença, que equivale a 23% do fígado. Entretanto, após esta consulta foi quando voltou a surgir a dúvida se o tumor tinha voltado ao intestino, mas nesta intervenção se acharem necessário e vierem que há alguma coisa a intervir no intestino, eles vão fazê-lo. Futuramente terá que ser necessários tratamentos, mas não a quimioterapia porque o meu corpo já está desgastado nesse sentido. No entanto, só vamos saber que tratamento é necessário depois da cirurgia.”
Todos podem ajudar o Luís
“A Fundação Champalimaud tem uma taxa elevadíssima de sucesso, mas também tem os custos muito elevados e o valor orçamentado para a intervenção é de 13 mil euros. Isto é apenas o valor da cirurgia, ou seja, todos os tratamentos que se possa fazer posteriormente são à parte e mesmo o valor da cirurgia pode alterar, visto que, se for necessário mais alguma intervenção do que a que está prevista o valor já altera. Os donativos que têm chegado têm sido muito bons e desde já fica aqui a minha gratidão para todos aqueles que me têm ajudado, tenho sido muito acarinhado por todos. Todos aquele me possam ajudar podem fazer transferência por MBWay para o meu número de telemóvel, ou, fazer transferência bancária normal através de IBAN, todas estas informações podem encontrar na minha página de Facebook e Instagram.”
Luís Miguel Oliveira precisa de 13 mil euros para fazer mais uma cirurgia na conceituada Fundação Champalimaud, no próximio dia 25 de outubro. Quem poder ajudar pode enviar o seu donativo através de transferência MBWay para: 912340655, ou, pra o IBAN: PT50 0018 0003 6011 7819 0201 8