Em
Correio de Azeméis

14 Oct 2025

CHEGA ‘rouba’ vereador ao PS e é o novo inquilino na casa do executivo

Resultados Autárquicas 2025

O partido CHEGA conseguiu eleger pela primeira vez um vereador para câmara municipal de Oliveira de Azeméis, o cabeça de lista Manuel Almeida

AUTÁRQUICAS 2025 OLIVEIRA DE AZEMÉIS> As contas gerais da noite eleitoral de 12 de outubro

O Partido Socialista ganhou nas urnas as eleições autárquicas em Oliveira de Azeméis, mas perdeu um vereador para o CHEGA, que ao aumentar o número de votos de 1014 (3,14% em 2021) para 3724 (10,18% em 2025) volta a ser o vencedor da noite. Também viu fugir para as mãos da AD as freguesias de Cucujães e a desagregada Nogueira do Cravo.

 

Na realidade, e a nível de contas para a Câmara, de há quatro anos para cá os socialistas caíram em percentagem de votos conquistados (de 54,87% para 47,19 por cento), não obstante a perda de votos não tenha sido muito grande (de 17.730 para 17.259). Mas entre um e outro ato eleitoral juntaram-se novas variáveis: a Iniciativa Liberal e o Livre, que arregimentaram 2,28% e 1,47% dos votos. Ora, isso ter-se-á repercutido também nas quebras da CDU (de 1,52% para 1,01%) e do Bloco de Esquerda, que caiu a pique e ficou em último na ‘classificação’ (2,66% para 0,86%).
Feitas as contas, Joaquim Jorge garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal e cumprirá um terceiro mandato, mas a principal novidade é na realidade o ingresso do CHEGA na casa do executivo camarário, já que a AD fica com os três mandatos que pertenciam ao PSD, que em 2021 não concorreu em coligação.
O CHEGA também surpreendeu ao nível da assembleia municipal, onde agora tem três eleitos após uma votação em que conquistou 11,20% (contra 3,51% em 2021). Com 42,98% (50,85% em 2921) dos votos o PS pinta de rosa quase todo o mapa concelhio, mas Loureiro e Nogueira do Cravo consolidaram a presença laranja (35,53% vs 35,41%).
Ao nível de Assembleias de Freguesia, os socialistas conquistam 9 das 13 em disputa. A AD (PSD/CDS)  vence com maioria em Loureiro, vence Cucujães nas urnas e resgata Nogueira do Cravo, contudo perde Macieira e Ossela. Mas em Cucujães e na União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl.
Mais uma vez, o CHEGA destaca-se, conseguindo lugares na União de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, bem como em Cucujães e na União de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl. A CDU também tem dois assentos conquistados em assembleias de freguesia.

 

> Joaquim Jorge (PS)
Vitória é “o resultado de uma equipa que nunca desistiu do concelho”
A noite eleitoral na sede do Partido Socialista de Oliveira de Azeméis foi marcada por aplausos, emoção e um sentimento de continuidade assegurada. Joaquim Jorge, visivelmente satisfeito, sublinhou que esta vitória é “resultado de um trabalho consistente, de proximidade com as pessoas e de uma equipa que nunca desistiu do concelho”.
O autarca reeleito destacou ainda o empenho da sua equipa ao longo do mandato anterior, referindo que “a confiança renovada dos oliveirenses é a melhor resposta às dificuldades e aos desafios enfrentados”. Joaquim Jorge afirmou que o novo ciclo de governação será pautado pela “responsabilidade e pelo compromisso de fazer mais e melhor”, garantindo que o PS “continuará a apostar no desenvolvimento económico, na coesão social e na melhoria da qualidade de vida em todas as freguesias”.

> Pedro Marques (AD – PSD/CDS)
“Nós não perdemos. Demos a cara por aquilo em que acreditamos, e isso é a maior vitória”
Pedro Marques, candidato da coligação Aliança Democrática (PSD/CDS) à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, falou aos apoiantes na noite eleitoral, após conhecidos os resultados que confirmaram a vitória do Partido Socialista. No discurso, o social-democrata assumiu a derrota, mas destacou o orgulho no trabalho desenvolvido durante a campanha.
“Partimos do zero há dois meses. Contra tudo e contra todos, conseguimos criar uma equipa, uma família e um projeto para Oliveira de Azeméis”, afirmou perante militantes e simpatizantes. O candidato descreveu o percurso eleitoral como “um ato de coragem e de amor ao concelho”, sublinhando que “ganhar ou perder é a essência da democracia”.
Pedro Marques destacou a dedicação da sua equipa, referindo que “ninguém desistiu, mesmo quando parecia impossível”. Reiterou que “o importante é continuar a lutar, a acreditar e a construir um futuro com mais igualdade e mais responsabilidade”. O candidato fez questão de sublinhar o caráter coletivo do projeto: “Nós não perdemos. Demos a cara por aquilo em que acreditamos, e isso é a maior vitória.”

> Manuel Almeida
CHEGA será “fiel à palavra dada aos oliveirenses”
O candidato Manuel Almeida, agora eleito vereador, mostrou-se confiante e garantiu que o partido vai cumprir o que prometeu em campanha. “As propostas que eu disse que ia fazer antes, são as mesmas que vou defender na Câmara Municipal”, afirmou, assegurando que o CHEGA será “fiel à palavra dada aos oliveirenses”.
Apesar de considerar que o objetivo principal - retirar a maioria ao executivo em funções - não foi atingido, Almeida destacou que o resultado representa “uma vitória significativa” para o partido. “Era o objetivo principal, mas foi uma vitória na Assembleia Municipal. Estamos numa posição em que podemos ser o fiel da balança”, disse o candidato, sublinhando que o CHEGA poderá ter um papel decisivo nas deliberações municipais.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense empata e sai de campo com queixas da arbitragem
8/11/2025
Ação explica o voluntariado com doentes oncológicos
8/11/2025
Zares Cup decide-se amanhã no Estádio Carlos Osório
8/11/2025
Iniciativa visa combater a solidão na 3ª idade
8/11/2025
Iniciativa visa combater a solidão na 3ª idade
8/11/2025
Ferreira de Castro: A Violência da Natureza e dos Conflitos Sociais
8/11/2025
Oliveirense vence dérbi frente à Escola do Benfica
7/11/2025
Reabilitação dos edifícios dos tribunais de Oliveira de Azeméis discutidos em sede de especialidade do OE 2026
7/11/2025