António João Santos apresenta a sua candidatura à União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata do Seixa e Madaíl
O Auditório da Escola Básica e Secundária de Soares Basto recebeu esta quarta-feira, dia 3 de setembro, a apresentação do candidato da AD à junta de freguesia.
A sua candidatura assenta na convicção de que é necessária uma mudança urgente face ao estado atual das condições da freguesia. “O nosso espaço público, os nossos parques e equipamentos” são os primeiros pontos que refere ao longo do seu discurso de apresentação.
António João Santos assume como prioridade aumentar a proteção dos mais vulneráveis, dos idosos às crianças, garantindo melhores condições de segurança nas ruas e no espaço público. Faz referência ao turismo local onde propõe a criação de um “percurso pedonal com passadiços a iniciar em Vilar, junto ao nosso Parque de La-Salette, siga aproximadamente as margens do rio Ínsua até á Foz do Rio Ul passando por Macinhata da Seixa, subindo o mesmo até ao nosso parque Molinológico do rio Ul”.
No setor da saúde e higiene, alerta para os ecopontos, para a má utilização dos mesmos e propõe “a instalação de estruturas de armazenamento para resguardo dos sacos de lixo do acesso de animais errantes.” Reforçou também que acompanhará de perto o processo da ETAR do Salgueiro, “pugnando pelo interesse das populações ribeirinhas”.
No plano sócio-cultural, António sublinha a importância de apoiar o movimento associativo, criando novas oportunidades de encontro e dinamização comunitária. Entre os exemplos apresentados estão a realização de um Mercado de Natal no centro da cidade e a promoção de um Concurso de Presépios de Rua, que permitirá a criação de um roteiro de visita por todas as freguesias da União.
A proximidade com os cidadãos é outro dos compromissos assumidos. “A junta de freguesia é o primeiro meio de acesso que um cidadão tem em relação ao Estado, que existe para o servir. Se este acesso não for de proximidade, se não funcionar, então o Estado também falha, os nossos cidadãos merecem melhor”, frisou.
António João Santos destaca que todas as propostas apresentadas resultam de um trabalho de equipa e pretende responder a necessidades concretas da população local.