Codeplas focada num futuro mais sustentável

Concelho

Carlos Ornelas, é co-fundador da Codeplas, empresa fundada em 2002.

>Empresa oliveirense fez parte de projeto 100% feito de materiais reciclados

Fundada em 2002, a Codeplas surgiu pelas mãos de duas pessoas, Albino Lopes e Carlos Ornelas,  que “se quiseram lançar na indústria dos plásticos”. Uma dessas pessoas é Carlos Ornelas, com quem o Correio de Azeméis esteve à conversa.

Frequentemente associada à poluição ambiental, a indústria dos plásticos tem de ano para ano apostado em várias metodologias de trabalho que apelem a um produto mais sustentável, mais amigo do ambiente. 
No entanto, para o gerente da Codeplas, Carlos Ornelas, o principal problema centra-se no uso que se dá depois dos produtos terem o seu ciclo de vida. “Depois dos produtos terem o seu ciclo de vida, o que é que fazemos a seguir? E este a seguir é com o que ninguém está preocupado com isso. O que é que fazem? Acabou o produto, vai para aterro. Não pode ser. Portanto, nós temos que fechar este ciclo de vida do plástico para poder reutilizar”, afirmou o gerente da Codeplas.

 

Falta de apoios é um dos entraves para a sustentabilidade
Mas não é apenas o destino do produto no seu fim de vida que Carlos Ornelas aponta como entrave para tornar a indústria dos plásticos ainda mais sustentável. O gerente da Codeplas, aponta para a falta de apoios nesse sentido, dando até o exemplo do país vizinho, a Espanha.
“Nós fazemos, por exemplo, a botija de gás da Repsol para Espanha, onde a própria Repsol desenvolveu um material com incorporação de reciclado, com apoio do governo espanhol, nós não temos esse apoio”, começou por exemplificar Carlos Ornelas, acrescentando que “hoje fica mais caro produzir com material reciclado e não há apoios para isto. Toda a gente quer utilizar o reciclado, mas uma empresa que vai produzir com material reciclado, o produto vai ficar mais caro. Se não houver legislação, se não houver meios do governo para nos apoiar nesta fase, logicamente que o plástico polui. Mas o plástico polui como poluem outros produtos. E nós temos que ser realistas perante isso”.

 

As vantagens do plástico
Hoje em dia é possível ver uma vasta gama de produtos onde o plástico é usado, desde a medicina à alimentação, passando pela indústria automóvel, o que não faltam são exemplos onde este material é utilizado. Mais quais as principais vantagens do plástico? Carlos Ornelas, gerente da Codeplas destacou alguns dos pontos que fazem com que o plástico seja um dos materiais mais usados na indústria.
“Apesar das críticas a nível ambiental, o plástico é utilizado numa gama enorme de produtos devido à sua leveza, à versatilidade, o baixo custo e a durabilidade”, são as principais vantagens que destacadas pelo gerente.

 

A formação é o caminho a seguir
A indústria dos plásticos está focada em tornar a indústria cada vez mais amiga do ambiente, valorizando por isso a formação dos seus funcionários. Conforme explicou Carlos Ornelas, gerente da Codeplas, ao Correio de Azeméis. “A chave está na educação e na promoção de alternativas mais sustentáveis. Temos de promover ações práticas que busquem minimizar os seus impactos ambientais, mas ao mesmo tempo preservar os aspetos positivos do plástico, que faz parte do nosso dia a dia”, afirmou o gerente.

 

Produção mais sustentável é cerca de 30% mais cara
Apesar dos vários esforços no sentido de produzirem de forma a que o produto seja mais sustentável, essa mesma produção obriga a um investimento maior por parte das empresas da indústria dos plásticos, com o gerente da Codeplas a explicar as razões para esse aumento, que pode chegar aos 30%. “Estamos a falar de dois aspetos diferentes. Um é a reciclagem do plástico que anda no mar, no lixo, onde tem que haver um processo de recuperação, de lavagem, para depois poder ser reutilizado. Outra coisa, que  fazemos na Codeplas, é todos os plásticos que utilizamos, onde a peça não é aprovada, nós moemos e reutilizamos esse plástico noutras peças que têm um requisito inferior”, afirmou Carlos Ornelas.
A Codeplas atualmente apresenta números baixos no que diz respeito a níveis de desperdício, justificado pela reutilização dos artigos, após serem moídos e novamente injetados na linha de produção.

 

Os projetos no futuro da Codeplas
Motivados em estarem sempre “atrás de novas certificações e inovações”, a Codeplas está constantemente apostar num futuro mais sustentável, estando neste momento a trabalhar em dois projetos da área da reciclagem, conforme referiu Carlos Ornelas, gerente da empresa oliveirense.
“Nós estamos a trabalhar em mais dois projetos na área da reciclagem, muito grandes, que devem sair no próximo ano. Se nós estivermos no mercado pela diferenciação, nunca ninguém vai olhar para o preço, vai olhar para a qualidade, vai olhar para a diferenciação. E os clientes não se importam de pagar um pouco mais se o produto for diferenciado. Uma maneira de ir para a diferenciação é a inovação. E, portanto, sempre que houver [projetos para uma indústria mais sustentável], podem ter certeza que a Codeplas vai tentar estar dentro desses projetos”, referiu Carlos Ornelas.

 

Cadeira 100% sustentável
Foi em 2022, que a Codeplas fez parte do projeto da fabricante de cervejas espanhola, Mahou, que tinha como objetivo criar uma cadeira 100% sustentável, a Silla Lola.
Este foi um dos projetos mais gratificantes para a empresa oliveirense, tendo sido também um dos que mais ‘dores de cabeça’ deu. “A única maneira de participarmos no projeto era garantirmos que conseguíamos fazer uma cadeira que obedecia a todos os requisitos, a todos os cadernos de encargos que havia, e que fosse feita com 100% material reciclado”, explicou o gerente da Codeplas, Carlos Ornelas.

 

A Silla Lola, na foto, é uma cadeira feita 100% com material reciclado.
 

 

“A chave está na educação e na promoção de alternativas mais sustentáveis”

“Nós estamos a trabalhar em mais dois projetos na área da reciclagem, muito grandes, que devem sair no próximo ano. Se nós estivermos no mercado pela diferenciação, nunca ninguém vai olhar para o preço, vai olhar para a qualidade”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Azagães perdeu em Esgueira e é 5º classificado
31/03/2025
Oliveirense Sub-23 vence jogo emotivo nos últimos segundos
31/03/2025
Clube Taekwondo Marcial em competição
31/03/2025
Atletas da Oliveirense brilharam no Interdistrital
31/03/2025
A sexta vitória seguida da EMBOA
31/03/2025
Cerca de 500 atletas correram na Vila de Cesar
31/03/2025
O casamento ainda tem o mesmo significado?
31/03/2025
Primeiros empatam-se
31/03/2025