Coluna Liberal

Opinião Política Iniciativa Liberal

> Ricardo Campelo Magalhães

De acordo com as linhas programáticas e a estratégia eleitoral apresentadas na IX Convenção da IL, e com as propostas apresentadas pela IL de Oliveira de Azeméis para a Agenda 2035 do município, a IL vai apresentar entre hoje e as eleições autárquicas, com periodicidade quinzenal, as nossas propostas para os Oliveirenses em 2025.
Estas propostas serão essencialmente a aplicação dos nossos princípios e valores aos problemas concretos dos Oliveirenses. Princípios como eficiência governativa, desburocratização, transparência, participação cívica, redução da carga fiscal onde possível, e maximização das liberdades económicas e sociais. Numa época em que o PSD parece ser um PS Dois, muitas vezes com propostas mais despesistas que o original, a Iniciativa Liberal lutará para ser a voz do munícipe na política local.
Por exemplo, na semana passada a Iniciativa Liberal fez a sua reunião de apresentação ao executivo da União de Freguesias do centro. Nessa reunião foi-nos dito que o PSD da freguesia, perante um saldo de aproximadamente 700.000€ no final das contas, a crítica que fez foi a existência do saldo, que deveria ser gasto de alguma forma. O executivo do PS preferiu deixar o saldo para que o executivo que vier a seguir possa arrancar com obras já programadas, logo no primeiro ano do mandato. Um representante da IL apenas pediria para que o dinheiro fosse colocado a render a uma taxa melhor – afinal nem que fosse a 2% seriam 14.000€, por exemplo para ajudar a pagar salários da junta.
Retomando o tema, nos próximos meses nesta Coluna Liberal poderão então ler as nossas propostas para o concelho. Estas terão vários temas, que gostaria de agora apresentar.
Mobilidade para uma Nova Centralidade, focando em questões de vias de acesso, estacionamento, trânsito na cidade e adoção de software de smart cities. Os munícipes do terceiro concelho mais populoso do distrito não alimentam os negócios do concelho por dificuldades várias, prejudicando gravemente a criação de riqueza local e até levando a uma imagem de cidade “morta” e sem movimento.
Marketing para uma Imagem Forte, focando numa estratégia integrada de dinamização do concelho, com o bairro comercial virtual, o hub de investimento, e uma revitalização do centro da cidade. Nem é uma questão de orçamento, como veremos no próximo ponto, pois outros municípios com orçamento semelhante conseguem trazer mais empresas para os seus concelhos e mais movimento para as ruas do seu centro. E também não é inexistência de associações, que sempre que chamadas a cooperar mostram disponibilidade. Falta é a liderança no processo que a câmara poderia proporcionar, como veremos.
Município Rico, Munícipes Pobres, focando em questões como Benefício Municipal, acesso e ajuda ao acesso dos apoios da União Europeia, desburocratização, apoio do envelhecimento ativo, orçamento participativo e foco na manutenção. O município celebra quase todos os anos os seus orçamentos “recorde”. Simultaneamente, os Oliveirenses sentem cada vez mais os aumentos dos preços, com orçamentos familiares muito apertados. Se também acha esta combinação revoltante estamos aqui para vos ajudar. O nosso objetivo é ser diferente. Face a dois partidos despesistas, muito próximos um do outro no essencial, apresentaremos nestas páginas a alternativa Liberal.
Esperemos que sejam do vosso agrado. 

Ricardo Campelo Magalhães, Representante da Iniciativa Liberal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Envelhecer com liberdade
22/04/2025
Cortejo Académico da Queima das Fitas 2025
21/04/2025
Estudantes regressaram com semana académica
21/04/2025
Derrota pode afundar ainda mais a Oliveirense
20/04/2025
Cerca de 12 mil pessoas em três dias de Azeméis Cup
19/04/2025
Margarida Oliveira sagra-se campeã distrital
19/04/2025
Masterclass Solidária ajudou a Liga Portuguesa Contra o Cancro
19/04/2025
Padel: atletas aveirenses mostraram os seus dotes na Azeméis Cup 2025
18/04/2025