Coluna Liberal (IL)

Opinião Política Iniciativa Liberal

> Daniel Diaz

A competitividade entre territórios tem vindo a intensificar-se de forma evidente. Cada município, independentemente da sua dimensão, enfrenta o desafio de se destacar não só pela sua localização geográfica, mas pela sua identidade, os seus recursos e pela capacidade de atrair investimentos, empreendedores e cidadãos.
É precisamente nesse contexto que a definição de um plano estratégico de marketing territorial bem estruturado e consistente é essencial para o dinamismo económico e social de Oliveira de Azeméis.
O fortalecimento da identidade e atratividade local, vai muito para além da simples promoção turística e de pontuais atividades socioculturais. Engloba um conjunto de ações devidamente planeadas que melhorem a qualidade de vida, incentivem o desenvolvimento económico e reforcem o sentimento de pertença, destacando os pontos fortes para públicos estratégicos, sejam eles empresas, turistas ou novos moradores.
Manter uma imagem sólida e diferenciada é a chave para estabelecer uma ligação emocional com os cidadãos, atrair visitantes e potenciais investidores.
O concelho possui características únicas que devem ser aproveitadas para afirmar o posicionamento no panorama nacional e internacional, tais como a capacidade industrial, património histórico e natural, a rica gastronomia, qualidade de vida dos habitantes, a localização privilegiada com bons acessos rodoviários, entre outros.
A capacidade de atrair investimento é fundamental para o desenvolvimento económico de Oliveira de Azeméis. Com uma forte tradição industrial/empresarial e uma história de inovação, o município tem potencial para se afirmar como um centro de desenvolvimento económico e de atração de novos investimentos nacionais e internacionais.
O concelho tem condições para reforçar o seu posicionamento como um destino atrativo para empresários e startups. Criar um ecossistema de apoio ao empreendedorismo, com parcerias estratégicas entre o setor público e privado, incentivando a criação de novas oportunidades e o crescimento económico sustentável. Neste particular, veja-se o exemplo de concelhos vizinhos que têm feito um trabalho notável de atração de investimento e de recursos humanos altamente especializados. O desenvolvimento económico-social sustentável a médio/longo prazo pode ficar
comprometido sem um plano estratégico de marketing e comunicação consistente que intensifique a presença do território no “radar” nacional e internacional.
A concorrência não se compadece.
 

Daniel Diaz, Membro direção do Núcleo de Oliveira de Azeméis Iniciativa Liberal e especialista em Marketing
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Prova Oral de Palco da Fase Final do 2.º ConcIL
12/05/2025
Carla Rodrigues: a primeira cucujanense no Governo em 50 anos
12/05/2025
A comunidade coloriu as ruas de Cucujães
11/05/2025
Memorial Bruno Neves voltou às ruas
11/05/2025
Resultados desportivos de domingo, 11 de maio
11/05/2025
Oliveirense Catarina Teixeira vence em Cesar
11/05/2025
Resultados desportivos de sábado, 10 de maio
10/05/2025
Oliveirense vence dérbi e está em vantagem no play-off
10/05/2025