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Correio de Azeméis

20 Mar 2025

Coluna Liberal (IL)

Opinião Política Iniciativa Liberal

> Daniel Diaz

A competitividade entre territórios tem vindo a intensificar-se de forma evidente. Cada município, independentemente da sua dimensão, enfrenta o desafio de se destacar não só pela sua localização geográfica, mas pela sua identidade, os seus recursos e pela capacidade de atrair investimentos, empreendedores e cidadãos.
É precisamente nesse contexto que a definição de um plano estratégico de marketing territorial bem estruturado e consistente é essencial para o dinamismo económico e social de Oliveira de Azeméis.
O fortalecimento da identidade e atratividade local, vai muito para além da simples promoção turística e de pontuais atividades socioculturais. Engloba um conjunto de ações devidamente planeadas que melhorem a qualidade de vida, incentivem o desenvolvimento económico e reforcem o sentimento de pertença, destacando os pontos fortes para públicos estratégicos, sejam eles empresas, turistas ou novos moradores.
Manter uma imagem sólida e diferenciada é a chave para estabelecer uma ligação emocional com os cidadãos, atrair visitantes e potenciais investidores.
O concelho possui características únicas que devem ser aproveitadas para afirmar o posicionamento no panorama nacional e internacional, tais como a capacidade industrial, património histórico e natural, a rica gastronomia, qualidade de vida dos habitantes, a localização privilegiada com bons acessos rodoviários, entre outros.
A capacidade de atrair investimento é fundamental para o desenvolvimento económico de Oliveira de Azeméis. Com uma forte tradição industrial/empresarial e uma história de inovação, o município tem potencial para se afirmar como um centro de desenvolvimento económico e de atração de novos investimentos nacionais e internacionais.
O concelho tem condições para reforçar o seu posicionamento como um destino atrativo para empresários e startups. Criar um ecossistema de apoio ao empreendedorismo, com parcerias estratégicas entre o setor público e privado, incentivando a criação de novas oportunidades e o crescimento económico sustentável. Neste particular, veja-se o exemplo de concelhos vizinhos que têm feito um trabalho notável de atração de investimento e de recursos humanos altamente especializados. O desenvolvimento económico-social sustentável a médio/longo prazo pode ficar
comprometido sem um plano estratégico de marketing e comunicação consistente que intensifique a presença do território no “radar” nacional e internacional.
A concorrência não se compadece.
 

Daniel Diaz, Membro direção do Núcleo de Oliveira de Azeméis Iniciativa Liberal e especialista em Marketing
 

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