17 Mar 2023
Doutoramento Honoris Causa é a distinção mais recente
“Sonhava enquanto regava os campos, ainda de madrugada, ou enquanto esperava, deitado sobre os sacos de arroz, que os moinhos da minha querida aldeia de Ul fizessem o seu trabalho. Sonhava com um futuro, um futuro melhor”.
Foram estas as palavras que o Comendador António da Silva Rodrigues proferiu pouco tempo após receber, das mãos do reitor da Universidade de Aveiro, o professor Paulo Jorge Ferreira, a distinção Doutoramento Honoris Causa. Uma distinção que visa prestigiar personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que pelo seu percurso de vida, científico, académico, político, cultural, cívico ou profissional, se distinguiram em prol do bem comum, tendo contribuído para o prestígio e engrandecimento do País e ou da Humanidade. Estávamos em dezembro de 2022.
O Doutoramento Honoris Causa é a mais recente distinção atribuída ao Comendador António da Silva Rodrigues. O empresário que a partir da pequena freguesia de Ul, se projetou para o mundo e tornou o Grupo Simoldes numa referência a nível mundial no setor de moldes e injeção de plásticos.
O Grupo Simoldes em números
Fundado em 1959 em Oliveira de Azeméis, o grupo Simoldes detém, atualmente, 34 empresas, 20 fábricas e três centros de engenharia em 15 países. Com um volume de negócios superior a 800 milhões de euros, emprega mais de 7 mil colaboradores e investe 2,25% do seu volume de negócios em I&D (Atividades de Investigação e Desenvolvimento.
Quem é António da Silva Rodrigues?
António da Silva Rodrigues nasceu na freguesia de Ul, no concelho de Oliveira de Azeméis. Aos 14 anos foi contratado pela Moldoplástico, empresa oliveirense dedicada aos moldes de plástico. Em 1959, juntamente com o seu avô, criou a Simoldes Aço, em Oliveira de Azeméis. Atualmente, para além de presidente do Conselho de Administração do Grupo Simoldes, é presidente da direção da AECOA - Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, administrador da Associação para o Progresso da Direção de Empresas e associado da COTEC - Associação Empresarial para a Inovação. A par do sucesso empresarial, António da Silva Rodrigues tem desempenha um papel fundamental a nível social no concelho, sendo benemérito ao apoiar várias associações e instituições de diferentes áreas como cultura, saúde ou desporto.
Outras distinções recebidas por António Rodrigues
Em 1995 foi atribuída a António da Silva Rodrigues a comenda de Mérito Industrial pelo Presidente da República Mário Soares e, em 2006, o Grau de Grande Oficial pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Em 2019 recebeu o prémio carreira da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários. Recebeu, ainda, o Colar de Mérito da Liga Portuguesa de Bombeiros e a Medalha de Ouro da cidade de Oliveira de Azeméis