2 Sep 2024
Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal Concelho
Aproveitando a reportagem recente do Correio de Azeméis/Azeméis TV sobre a influência das Festas de La Salette no comércio local e a chegada de grandes eventos, os vereadores do PSD mostraram preocupação com o comércio local
Os vereadores do PSD demonstraram, na última reunião de câmara, preocupação sobre o comércio local e de que forma é que a câmara municipal tem trabalhado junto do comércio para o envolver nos grandes eventos do concelho. Em resposta, Joaquim Jorge anunciou que estará para ser posto em prática um projeto piloto entre a autarquia e os comerciantes, com diferentes medidas para reabilitar o comércio local.
Pegando no próximo grande evento âncora no centro da cidade, a Noite Branca, Carla Rodrigues, vereadora do PSD, começou por questionar de que forma o comércio foi envolvido e aderiu a este grande evento. Aproveitando ainda a recente reportagem do Correio de Azeméis/Azeméis TV, sobre a influência das Festas de La Salette no comércio tradicional, e a próxima época de festividades de Natal, a vereadora rematou com a questão: “Com tudo isto o que é que a câmara municipal está a pensar para o comércio local? Tem sido um assunto não pelos melhores motivos e precisa de ter um plano estratégico para que haja medidas para dinamizar e atrair movimento”, frisou.
Na sua resposta, o presidente da autarquia revelou que no próximo dia 04 de setembro haverá “uma jornada de reflexão sobre o comércio local”, onde serão distribuídos mais de 900 convites ao comércio local, que nesta primeira fase, serão apenas direcionados aos comerciantes da malha urbana da cidade “por se tratar de uma experiência piloto. É uma reflexão que queremos fazer, para elencarmos as medidas que permitam inverter o atual estado do nosso comércio local. Aquilo que se pretende é [criar] um plano estratégico de revitalização do comércio.”
Joaquim Jorge espera que já em 2025 este plano entre em ação e no orçamento para o próximo ano “possamos explanar uma verba que permita que a câmara municipal, nos compromissos que assumir, poder já despoletar algumas dessas medidas.”
Outras notícias:
Fórum Municipal em meados de outubro
Depois de estar previsto inicialmente terminar em abril de 2023 e com nova data estipulada para julho deste ano, a empresa responsável pela construção do Fórum Municipal, antiga Casa Sequeiro Monterroso, pediu nova prorrogação para a conclusão da empreitada, para meados de outubro segundo informou Joaquim Jorge.
A obra que se iniciou em junho de 2021 tem como principal objetivo passar a albergar todos os serviços municipais num só local.
Requalificação da Garagem Justino já tem empreiteiro
Com o projeto aprovado e pronta a requalificar, a Garagem Justino, que será transformada na futura Oficina das Artes, em pouco mais de três meses, já tem um vencedor do concurso público para o início das obras, anunciou Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal.
O município abriu o concurso público no final do mês de junho, onde, de acordo com os detalhes do processo publicado em Diário da República o valor-base da adjudicação é de 1.963.344 euros (sem IVA) e o prazo de execução da obra é de 365 dias.
Escola e cantina de São Martinho da Gândara com previsão de início de requalificação em setembro
“Esta é uma escola que está integrada no projeto ‘Roteiro pelos Sentidos’. Será o segundo equipamento deste roteiro que entrará em obras”, frisou o presidente da câmara, anunciado assim, que em setembro é quando está previsto iniciar as obras da escola e cantina de São Martinho da Gândara.>
Município vai disponibilizar dois T4 para mais carenciados
A câmara municipal vai disponibilizar dois apartamentos T4 para habitação partilhada para munícipes em situação de carência. Através de uma experiência piloto, no total, oito munícipes vão partilhar estes dois apartamentos. “Aquilo que pretendemos é dinamizar as habitações que temos, disponibilizando a pessoas que precisam e reúnam as condições de habilitação, obedecendo a um conjunto de normas e dirigidos a indivíduos isolados”, explicou o presidente da câmara, Joaquim Jorge, acrescentando que estes serão acompanhados pelos técnicos da divisão da ação social da câmara municipal.
Obras na zona envolvente ao cemitério de Cucujães já têm empreiteiro
Depois do concurso público ficar deserto em outras tentativas “finalmente, tivemos concorrentes a responder ao concurso (…) o processo está em fase de elaboração de relatório final, para que depois se avance para a minuta de contrato e se sigam todos os procedimentos administrativos”, informou o edil oliveirense, Joaquim Jorge.