19 Feb 2024
Catarina Gomes *
Uma fase de grande mudança no casal é o nascimento de um filho, e a aceitação que vai haver mudanças na dinâmica entre os dois, pode ajudar a colocar em prática alguns reajustes necessários.
O deixar ir e não querer assumir o controlo são aspetos que, estando presentes, nos permitem lidar melhor com aquilo que não estava programado.
Vai sempre haver muita coisa que deixa de estar no nosso controlo, e se continuamos agarrados a isso, aumenta bastante a nossa frustração.
Para manter a conexão de casal, podem:
- na rotina da própria família, terem um momento a dois. Por exemplo, aproveitarem um almoço de família e irem tomar um café sozinhos antes ou depois;
- durante o dia promover a necessidade de companheirismo e realidade partilhada, através de chamadas ou mensagens um com o outro;
- haver uma maior partilha um com o outro de como se estão a sentir.
Viver no momento presente, permite uma maior flexibilidade e libertação. Encontramos alternativas sem perder o foco e intenção de termos momentos em casal.
Ter presente que não existem regras, nem o certo e errado. É encontrar o possível, dentro do que conseguem fazer, dos limites e necessidades de cada um e do próprio casal.
* Psicóloga, Terapeuta Familiar e de Casal (catarinagomesterapeuta@gmail.com)