17 Feb 2025
Na foto à esq. Daniela Arpa, diretora técnica da Comossela, e Raquel Sousa, presidente da direção da Comossela, explicaram, em entrevista à Azeméis TV/FM, que o seu objetivo é perpetuar “a tradição, a partilha, a história, daí nós queremos homenagear esta instituição do nosso concelho, que também está sempre presente nos oliveirenses”
Ossela> 22 de fevereiro, pelas 15h, no centro da cidade
No próximo dia 22 de fevereiro, pelas 15h, as ruas da cidade de Oliveira de Azeméis voltam a encher-se de cor com os mais novos a promover o corso carnavalesco. Dezenas de instituições oliveirense vão participar, incluindo a Comossela. Este ano a instituição osselense será inovadora e terá uma dinâmica diferente homenageando uma instituição do nosso concelho. Neste sentido, Raquel Sousa, presidente da direção, e Daniela Arpa, diretora técnica, vieram aos nossos estúdios falaram um pouco sobre a atividade carnavalesca.
A ideia de homenagear uma instituição oliveirense. “Esta ideia deste tema surgiu no âmbito do nosso projeto educativo o ‘Sótão da Avó’, no qual nós pretendemos trabalhar as tradições, a intergeracionalidade, que se prende sobretudo com histórias, com o nosso património oral e cultural. Julgámos por bem associar o nosso projeto a essa instituição que, de certa forma, também perpetua todas as histórias, tradições do nosso concelho. A equipa da creche tem sido fenomenal, são eles que elaboram todos os fatos e sim, toda esta ideia teve uma preparação prévia, para que no dia 22 [de fevereiro] lá estejamos a representar a Comossela, muito bem.”
Daniela Arpa, diretora técnica da Comossela
A importância da intergeracionalidade. “Nós pugnamos muito pela intergeracionalidade, até porque temos um programa também onde os nossos idosos escrevem para as crianças da escola de Selores e vice-versa, ou seja, nós procuramos sempre esta questão de manter a tradição, da partilha, da história, daí nós queremos homenagear esta instituição do nosso concelho que também está sempre presente nos oliveirenses e fez-nos todos o sentido coordenar isto e elas obviamente têm todo o mérito por isso, porque trabalham e têm estas ideias excelentes. Ficamos muito contentes, enquanto direção, de ter, obviamente, este tipo de atividades que fomentamos.”
Raquel Sousa, presidente da direção da Comossela
No âmbito do projeto ‘Encontro com Afetos’, levámos três crianças à sala dos dois anos, levámos três idosos de centro de dia e fomos visitar três pessoas do serviço de apoio domiciliário mais debilitadas. E posso dizer que foi uma alegria, quer para as crianças, quer para os idosos, foi uma alegria receberem aquela partilha. Uma das utentes está acamada e ficou muito feliz por receber lá as crianças que deram miminhos e beijinhos. Inclusivamente, na segunda-feira tinham feito uma atividade de tinta com especiarias. E fizeram uma pintura, que depois ofereceram a estes idosos e foi espetacular. São atividades que são fomentada, com o propósito de promover a intergeracionalidade.”
Daniela Arpa, diretora técnica da Comossela
Dia 22 de fevereirotodos ao carnaval infantil. “Vamos levar um pouquinho de história e partilhar com os oliveirenses aquilo que é nosso. Venham ter connosco, em comunidade, trabalharmos e darmos valor ao que é nosso.”
Raquel Sousa, presidente da direção da Comossela