17 Jan 2025
Opinião Saudável(mente) com a Dr.ª Fanny Martins
> Fanny Martins
Três Estratégias
Vivemos rodeados de interações que, embora possam ser bem-intencionadas, por vezes podem tornar-se desconfortáveis e embaraçosas. Quem nunca ouviu comentários como:
“Já não te via há tanto tempo – estás mais forte ou é impressão minha?”, ou “Que roupa tão esquisita escolheste para hoje!”?
Estas situações, comuns em encontros familiares ou sociais, podem colocar-nos numa posição desconfortável e afetar a nossa confiança e autoestima. Mas nós podemos sair mais fortes destas situações se recorrermos à comunicação assertiva.
A comunicação assertiva é uma forma de expressão equilibrada, onde conseguimos defender os nossos direitos e opiniões, respeitando simultaneamente os outros. Não se trata de responder com agressividade, nem de evitar o confronto, mas sim de encontrar um meio-termo que promova o respeito mútuo e a empatia.
Quando confrontado/a com comentários indesejadas, pode ser útil recorrer a estratégias de comunicação que legitimem a sua posição, com respeito e confiança. Deixo-vos aqui algumas:
1. Defina os seus limites. Pode responder com algo como: “Não me sinto confortável com essa observação.”
2. Valorize a diferença. Experimente dizer: “Compreendo, mas esta é a minha escolha, e deve ser respeitada.”
3. Desvie para o positivo. Responda com uma pergunta construtiva, como: “E quais os aspetos positivos que vês em mim hoje ou nesta situação?”
A comunicação assertiva é por isso uma ferramenta poderosa para cultivar relações saudáveis. Quando usamos empatia para comunicar os nossos limites e necessidades, criamos espaço para um diálogo sincero, onde todos se podem sentir ouvidos e respeitados. E assim, o mundo fica tão mais bonito.