7 Apr 2025
Legislativas 2025> Posições dos oliveirenses nas listas devem ser insuficientes para chegar ao Parlamento
A representação do concelho de Oliveira de Azeméis na Assembleia da República, na sequência das eleições legislativas de 18 de maio, fica comprometida, atendendo às listas de candidatos apresentadas pelos partidos com assento parlamentar. Já nas eleições legislativas de 2024, nenhum oliveirense conseguiu chegar à casa da democracia.
Entre 2015 e 2024, Helga Correia, do Partido Social-Democrata, foi deputada à Assembleia da República. No entanto, nesta legislatura, a oliveirense deixou de ser deputada da nação para exercer funções como adjunta da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão. Este ano, o seu nome volta a constar entre os candidatos às legislativas por Aveiro, mas em lugar não elegível, na 13.ª posição.
Da parte dos socialistas, Bruno Aragão também foi deputado à Assembleia da República, entre 2019 e 2024, não conseguindo ser eleito nas últimas legislativas, em 2024, quando ocupava o 8.º lugar nas listas por Aveiro. Após recusar integrar a 11.ª posição dos candidatos para estas eleições, o Partido Socialista deixa de possibilitar a eleição de um oliveirense para a casa da democracia.
Quanto aos restantes partidos com assento parlamentar, também não é expectável que consigam eleger algum candidato oliveirense pelo distrito.
Desta forma, é possível que, tal como na atual legislatura, o concelho de Oliveira de Azeméis não tenha representação na Assembleia da República durante o próximo ciclo político.