7 May 2025
A ‘Polk’ é uma banda musical de Aveiro que colhe na música celta e tradicional Irlandesa as suas principais influências
> Atividade contou com homenagem ao papa francisco
O espetáculo da banda 'Polk' decorreu no dia 27 de abril, no auditório da Junta de Freguesia de Cesar. A atividade foi organizada e promovida pelo Grupo das Famílias, um dos três que tem o objetivo de celebrar o Jubileu 2025, em Roma, com o objetivo de angariar fundos para a viagem.
O Grupo das Famílias vai partir para Roma, no dia 30 de maio, e esta foi a última atividade de angariação que organizaram. Um dos casais pertencentes a este grupo já conhecia a banda e foi assim que surgiu a ideia de convidarem os músicos de Aveiro. “São um grupo muito divertido e interessante, interagem muito com o público e foi uma tarde espetacular”, refere Gabriela Paiva, um dos membros do Grupo das Famílias, em entrevista ao Correio de Azeméis.
Gabriela Paiva confessa que a organização esperava uma maior adesão, mas reconhece que muito do público-alvo não conseguiu marcar presença. “Compreendemos que foi um fim de semana bastante complicado, muitas pessoas não estavam cá e estes eventos sucessivos em torno do Jubileu acabam por desgastar um bocadinho as pessoas e as suas carteiras.”
Para além do concerto, a atividade contou com momentos de convívio antes e depois do concerto e ainda com uma homenagem ao Papa Francisco. A organização proferiu algumas palavras e exibiu um vídeo do falecido Papa a falar acerca do que considerava ser a vida e o modo como devemos encarar a morte. “Fizemos um minuto de silêncio, não poderia ser de outra forma, considerando que foi o Papa o impulsionador do Jubileu”, sustenta Gabriela Paiva.
A integrante do Grupo das Famílias confessa que os membros ficaram “tristes” e “desiludidos” com o falecimento do Papa Francisco. “O Papa Francisco é aquele ícone na Igreja Católica e será sempre aquela figura maternal, simples e acolhedora. Significava muito [para nós] poder olhar, sentir e estar com ele”, admite.