29 Sep 2024
Há 18 anos a dignificar os sabores de Azeméis
Fundada a 29 de setembro de 2006, a Confraria das Papas de S.Miguel celebrou mais um aniversário na sua sede, em S.Roque. A festa foi no dia anterior, no dia 28, e juntou diversos amigos desta casa que dignifica os sabores de Azeméis.
Em declarações à Azeméis TV/FM, o chanceler-mor da Confraria das Papas de S.Miguel, Lindolfo Ribeiro, referiu que esta celebração significa “a continuidade da causa” e recordou que a celebração deste aniversário representa o ato de, em tempos, “pelo S. Miguel, o rendeiro entregava ao senhorio a colheita e festejava comendo as papas. Era um hábito quando Oliveira de Azeméis era essencialmente agrícola”, referiu.
Para mais um aniversário, em vez da organização de um capítulo gastronómico, a confraria decidiu organizar um encontro “para confraternizar com todos aqueles que quiseram se juntar a nós”, prosseguiu Lindolfo Ribeiro, que tem como objetivo para o futuro angariar mais confrades para continuar a defender a causa.
“Para nós é um orgulho termos esta confraria sediada nesta terra. Todo o movimento associativo é bem-vindo, é ele que faz alavancar e dinamizar as terras. No nosso caso temos algumas associações, a confraria das papas que transmite muito dinamismo e muito no orgulha.”
Vitor Andrade, presidente da Junta de Freguesia de S.Roque
“Adoro esta confraria, fiz tudo por ela e continuo a fazer, particularmente quando fui presidente da junta de freguesia de S. Roque. Quero dar os parabéns à D. Maria Isabel Calejo, ao professor Isidro e ao mestre Lindolfo Ribeiro, que deram muito brio a esta casa e instituição.”
Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal
“Desde o primeiro capítulo desempenho funções de eternizar e tornar confrade todos os novos elementos que vem para a confraria. De facto, tem sido uma honra enorme poder exercer esta função e dar acolhimento nesta confraria dos novos confrades.”
Isidro Figueiredo, presidente da Ass. da Confraria de Papas de S.Miguel e confrade fundador