8 Jul 2024
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, elogiou Oliveira de Azeméis e esta região como sendo uma das com mais “pujança económica muito significativa que contribuiu muito para a capacidade produtiva e exportadora da nossa economia”
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro, acompanhado pelos restantes 17 ministros do XXIV Governo Constitucional, reuniram-se na manhã da passada quinta-feira, na ESAN em reunião de Conselho de Ministros.
Este Conselho de Ministros teve como foco principal a discussão e a aprovação de um pacote de 60 medidas para “acelerar a economia” portuguesa. No início da reunião o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, esteve presente e à Azeméis TV/FM enumerou “um conjunto de preocupações e fragilidades”, que demonstrou a Luís Montenegro, “que não são exclusivas do território de Oliveira de Azeméis, mas, desta região.”
De acordo com o mesmo este abordou temas como: o alargamento do campus universitário da ESAN, para a criação de um centro de investigação, inovação e desenvolvimento; a baixa cobertura das redes de água e saneamento, onde “pedimos ao sr. Primeiro-Ministro que encare este problema como um desígnio nacional”; a requalificação da Linha do Vale do Vouga “a reconversão e a modernização da linha de Vale do Vouga é absolutamente crítica para o desenvolvimento económico e social desta região”; o prolongamento da A32 para sul da AM Porto e ligação da mesma à Nacional 224; a necessidade da construção da variante em Carregosa “temos o projeto de execução pronto. É uma infraestrutura rodoviária que permite ligar a 224 à 227 e depois ligarmos, como sabem, ao nó da autoestrada da A32 em Carregosa.
Ainda segundo Joaquim Jorge, o Governo estará “sensível a estes problemas.”
“Um concelho altamente industrializado”
“Começar por agradecer à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e à Universidade de Aveiro, na colaboração que emprestaram à realização neste município [da reunião de Conselho de Ministros]. A escolha não foi indiferente àquilo que é o exemplo de interação entre a academia, a aquisição de conhecimento e aprofundamento da nossa investigação, que a UA tão bem vem expressando(...).Por outro lado, a circunstância de nos encontrarmos num concelho altamente industrializado, numa região com uma pujança económica muito significativa que contribuiu muito para a capacidade produtiva e exportadora da nossa economia.”
A região e os seus empresários
“Eu conheço muito bem esta região e os seus empresários (...). Tenho uma admiração enorme por aqueles que ousaram arriscar lá atrás e hoje são referências a nível global.”
Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal