14 Oct 2025
AUTÁRQUICAS 2025 OLIVEIRA DE AZEMÉIS> Carregosa
Em declarações prestadas ao Correio de Azeméis, a reeleita presidente da Junta de Freguesia de Carregosa, afirmou: “quero expressar o meu mais profundo agradecimento a todos os que fizeram parte desta caminhada. Aos meus colegas da nossa lista, pelo empenho, pela amizade e pelo espírito de equipa; aos nossos apoiantes, pelo incentivo constante; e, de forma muito especial, a todos aqueles que estiveram presentes todos os dias da campanha, dando o seu tempo, a sua energia e o seu coração a este projeto.
Um agradecimento também a todos os carregosenses que confiaram em nós com o seu voto e que, ao participarem no ato eleitoral, contribuíram para reduzir a abstenção na nossa freguesia”.
Concluiu com uma mensagem, de que “este resultado é de todos, é uma vitória de Carregosa, por Carregosa e para Carregosa, com gratidão e compromisso”.
Jorge Melo Almeida (AD) realça o trabalho em equipa
O candidato pela AD (PSD/CDS), começou por agradecer “apoio da minha família e de realçar o trabalho da minha equipa, fomos realmente uma equipa e fizemos um excelente trabalho!” Referenciou alguns aspetos importantes nestas eleições: “Em primeiro lugar, realçar uma maior participação dos carregosenses nestas eleições, comparando com as anteriores eleições autárquicas. Em segundo lugar, dizer abertamente, que num universo de 3066 eleitores, perder por 82 votos é realmente frustrante.” Referiu ainda “que os carregosenses perderam a oportunidade de terem uma política que oferecia um novo ciclo de desenvolvimento para a freguesia, no entanto, um maior número de carregosenses escolheu a continuidade do ‘pouco ou nada feito’.” A finalizar, garantiu que “vamos ser uma oposição séria, responsável e honrar os carregosenses que confiaram em nós, através do voto.”
O movimento ‘Renovar Carregosa’ irá continuar a lutar pela mudança
Marcos Sousa, candidato do movimento ‘Renovar Carregosa’, na sua declaração pública, destacou a redução da abstenção, “os carregosenses que foram votar, destacando a redução da abstenção de 36,79% em 2021 para 30,92%. “É um sinal positivo para a democracia local”, afirmou. Apesar de ter perdido, o candidato reconheceu a vitória da atual presidente, a quem desejou sucesso no cumprimento do mandato, sublinhando que se manterá vigilante à ação do executivo. “Votámos em liberdade e sem coações, e cada eleitor saberá a responsabilidade da sua escolha e as consequências que dela advêm nos próximos quatro anos”, referiu. Afirmou ainda que, os 164 eleitores que votaram “Não serão esquecidos. O auditório é grande e há muitas cadeiras na plateia — uma delas será, certamente, ocupada por mim, como, aliás, tem acontecido.” Finalizou afirmando, “sou o candidato derrotado desta noite, mas não deixarei de acompanhar o futuro da nossa terra. Viva Carregosa!”
CDU com 48 votos
A candidatura da CDU (PCP-PEV) para a Assembleia de Freguesia de Carregosa, encabeçada por André Costa, reuniu apenas 48 votos sendo a força política menos votada. Na hora da derrota, o candidato comunista admitiu que o resultado obtido “não foi o esperado”, mas afirma que mesmo sem a eleição está pronto para “continuar a denunciar todos os problemas da freguesia” como tem feito até hoje.