Construir o futuro
Opinião
“Ao chegar El-Rei a Carregosa, uma Banda de Música seguiu o automóvel real até à Quinta da Costeira: os foguetes estalavam de todos os lados e de todo aquele povo, constituída por gente da localidade e por outra que acorreu de pontos distantes, saíam as mais estrondosas aclamações. Sua Majestade descansou um pouco no palacete da Costeira, enquanto o Ex.mo Bispo Conde se paramentou, ostentando uma magnífica casula bordada a matiz, organizando-se em seguida um préstito, composto dos convidados do ilustre prelado e de muitas outras pessoas, até à igreja do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, que fica no alto da ampla e formosa quinta. (…) As saudações ao monarca foram constantes (…) À mesa sentaram-se ilustres figuras da época, como o Conde de Águeda (em cujo automóvel sua majestade viajou), Bento Carqueja, Eugénio de Castro, João Borges de Almeida, entre outros. (…)”
Há 110 anos atrás, foi assim noticiada a visita do Rei D. Manuel II ao seu padrinho Bispo Conde Bastos Pina, em 24 de julho de 1910, em Carregosa, n’O Comércio do Porto.
Rememorar a História de um povo é o primeiro recurso para a afirmação dos territórios e exercício da cidadania, onde a valorização do património edificado, industrial, natural, cultural e associativo é fundamental para a sustentabilidade da sua população. Manuel Ferreira, 110 anos volvidos, promove uma exposição interpretativa, alusiva à visita a Carregosa, do último Rei de Portugal, num contexto histórico, político e social que já prenunciava a Revolução da Implantação da República. Esta exposição estará aberta ao público, naquela que foi a primeira escola primária do concelho de Oliveira de Azeméis, construída em 1883 em Carregosa, a “Villa Vasques”.
Recordar a visita do último Rei de Portugal a Carregosa será um momento de partilha de memórias e conhecimentos. Uma homenagem aos nossos antepassados. Um contributo para a melhor compreensão do presente e construção do futuro da nossa Carregosa VIVA!
Helena Moreira, Presidente de Junta de Freguesia de Carregosa
Partilhar nas redes sociais