CONSTRUIR O FUTURO

Opinião

O ano de 2021 arrancou com novas medidas, na opinião de alguns bastante tardias, na tentativa de controlar o aumento exponencial de casos positivos de COVID-19. Ainda que as opiniões fossem distintas relativamente ao assunto do fecho das escolas, o primeiro ministro anunciou finalmente o fecho de todas as instituições de ensino e seus complementares como ATL’s, devido, em grande medida à disseminação da nova estirpe proveniente do reino unido. A comissão política da Juventude Popular de Oliveira de Azeméis aplaude a decisão tomada. No entanto, relembra que a interrupção das atividades escolares tem consequências para o normal funcionamento das respetivas famílias e para os locais de trabalho e por isso deviam ter sido planeadas e dadas a conhecer ao público com maior antecedência possível. Reconhecemos, no entanto, que a escola detém um importante papel para as crianças e para os jovens, que, para além do processo de aprendizagem, a sociabilização e o acesso, infelizmente para alguns, a uma refeição condigna. Temos presente, contudo, que este período, que será de férias para os alunos, e que será posteriormente reposto, pode ser prorrogado. Isto pode significar que, após findado este período, o ensino à distância seja de novo uma realidade no nosso país, no qual falta planeamento para fazer melhor do que a primeira vez. É por isso importante recordar que esta situação não deve comprometer o processo de aprendizagem dos alunos e devem minimizar-se os fenómenos de exclusão. Estes podem ter várias origens, desde a ausência de um ambiente calmo e tranquilo propício ao estudo, à falta de equipamentos eletrónicos de qualidade, à falta de competências digitais para dominar as novas tecnologias e a uma boa ligação à internet. * Presidente da Comissão Política concelhia da Juventude Popular de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026