Contentor quase pronto a enviar para São Tomé

Freguesias Carregosa

> ANGARIAÇÃO DE ALIMENTOS E MEDICAMENTOS

A Casa Fiz do Mundo – São Tomé, em Carregosa, está a proporcionar uma angariação de fundos para ajudar na compra de feijão para enviar para São Tomé e Príncipe. Recorde-se que o país sofreu com as cheias, que destruíram muitas infraestruturas. José Augusto, um dos responsáveis pelo projeto, explica que esta angariação não passa apenas por feijões. A campanha engloba também arroz, massa e produtos de farmácia.

Em parceria com a Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, que são as irmãs responsáveis pelo trabalho no terreno, estas têm o papel de pedir o que é necessário. “Estes são produtos essenciais na alimentação em São Tomé. Ao enviarmos estes produtos, as irmãs poupam esse dinheiro e podem compram produtos frescos, como peixe, carne e legumes. Optámos por alimentos secos por terem uma longevidade maior”, explicou José Augusto. Ainda de acordo com este responsável, estará um contentor pronto para enviar no dia 30 de abril, com vário material humanitário, que não estaria previsto para tão cedo, mas devido às dificuldades que se têm feito sentir naquela região, obrigou a que tal tivesse de ser preparado para envio.
Relativamente aos produtos de farmácia, José Augusto, explica que têm a ajuda de um laboratório farmacêutico que faz um preço especial e oferece sempre em dobro o valor da encomenda, sendo que os produtos são “soro fisiológico, Ben-u-ron, ligaduras, material básico”.
Desde 2007 que trabalham em São Tomé e Príncipe, tendo já feito algumas missões por outros países. “Foi o sítio a que nós nos agarrámos, e já houve oportunidade de mudar, mas achamos que seria começar do zero e nós já estamos bastante enraizados, já conhecemos os problemas, as necessidades e já somos quase uma família. Pontualmente ajudamos outros países, por exemplo o ano passado quando houve os massacres em Moçambique, tivemos a trabalhar ao lado de uma ONG e enviámos duas toneladas, de roupa, brinquedos e material escolar”, esclareceu José Augusto.
Quem quiser ajudar pode ver a calendarização das próximas campanhas e as que estão a decorrer na página do Facebook (Casa Fiz do Mundo – São Tomé), e fazer os donativos através de MBWAY ou transferência bancária.   
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Óscar Oliveira apela à participação e pede revisão da lei perante “erro” nos boletins de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Rebelo Martins lembra que as eleições são “o primeiro garante da democracia”:
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026