Em
Correio de Azeméis

2 Sep 2024

‘Conto de Falas’, o sonho da terapeuta Joana Bastos

Concelho

Novo centro terapêutico em Oliveira de Azeméis abriu no passado domingo

Este domingo, 01 de setembro, nasceu um novo espaço clínico que parece tirado de um conto de fadas, a Clínica ‘Conto de Falas’.

Das mãos da terapeuta da fala Joana Bastos, que se formou nessa mesma área pela Universidade do Porto há 10 anos, cresce este novo projeto que pretende ver o “paciente como um todo”, como a própria terapeuta referiu ao Correio de Azeméis.

Situado na Rua Artur Costa Sousa Pinto Basto - Calvário, n°12, junto ao Hospital de Oliveira de Azeméis, este novo centro terapêutico contará com vários serviços, que vão desde terapia da fala, psicologia, psicoterapia, fisioterapia pediátrica e convencional para adultos e população geriátrica, terapia ocupacional convencional ou com integração sensorial, sendo que para o futuro poderão ser acrescentadas novas especialidades conforme a procura e a necessidade de alargamento da equipa, tais como “acupuntura, pediatria, otorrinolaringologia e todas as valências que façam sentido para que o paciente seja visto como um todo e de acordo com as suas necessidades”, conforme referiu Joana Bastos ao Correio de Azeméis.
Joana Bastos explicou ao Correio de Azeméis que o motivo de abrir esta clínica, um sonho que a terapeuta sempre teve, justificou-se com o “elevado número de casos solicitados e pelo facto de ser necessário fazer um trabalho em equipa, multidisciplinar e daí surgiu este conceito clínico”.

A nível de vantagens, este conceito de trabalhar o paciente como um todo e com uma equipa multidisciplinar em constante comunicação servirá “para que haja desenvolvimento de competências a nível de linguagem (oral e escrita), de fala, de motricidade global, motricidade fina e também a nível emocional e de gestão de emoções e sentimentos”, referiu a terapeuta.

O nome, ‘Conto de Falas’, está relacionado com a vida pessoal da terapeuta da fala, Joana Bastos. “Pensei imenso num nome criativo para a clínica, até que achei que podia ser giro chamar-se ‘Clínica Conto de Falas’. Engloba tudo porque nós na terapia da fala também abordamos contos e melhoramos a linguagem oral e escrita através dos contos e da fantasia, na psicologia também, nas terapias todas acaba por ser um conto, porque há sempre uma história e baseado nas histórias, a criança aprende sempre imenso”, referiu Joana ao Correio de Azeméis.
Joana Bastos agradeceu a todos os que ajudaram “a concretizar este sonho. Foi um ano de luta, de muito esforço, muita dedicação. Faz um ano que foi feita a escritura e hoje, passado um ano é feita a inauguração”, deixando um agradecimento especial ao marido, “que idealizou este projeto desde início, idealizou e colocou em prática tudo o que vão ver na clínica”, bem como à restante família, nomeadamente ao pai, que “ajudou dias a fio nas obras” e à mãe e  ao irmão que a apoiam em todos os passos, não deixando de parte os seus pacientes, ou as suas “pipoquinhas”, como a própria terapeuta apelida carinhosamente, “que me permitem trabalhar todos os dias com alegria e com o coração que acreditam todos os dias no meu profissionalismo”, referiu.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
A.D.C. Amor À Dança é a nova associação de Vila de Cucujães
15/05/2025
Coluna Liberal (IL)
15/05/2025
No voto, defende-se a Saúde, a Segurança Social e a transparência
15/05/2025
Visão de futuro
15/05/2025
Politicamente (in)correto
15/05/2025
Contraditório
15/05/2025
Trabalhar Para Mudar
15/05/2025
Oliveirense e Ovarense decidem tudo na 'negra'
14/05/2025