15 Feb 2022
Nuno Pires *
Finalmente Oliveira de Azeméis tem um centro de vacinação!
Depois de meses de inércia e do jogo do empurra, em que a Câmara Municipal empurrava a responsabilidade desta abertura e a escolha do local para o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), e o ACES empurrava a responsabilidade para a Câmara Municipal, foram muitos os Oliveirenses que se deslocaram a concelhos vizinhos para tomar a sua vacina.
Numa primeira fase foram, naturalmente, os mais idosos e vulneráveis a tomar a vacina, precisamente aqueles que, não raras vezes, nem transporte têm para se deslocarem e obter um serviço que há muito já deveria estar a funcionar na nossa cidade.
Oliveira de Azeméis é o terceiro concelho do distrito de Aveiro com mais população e das mais idosas, mas nem isso foi suficiente para que se instalasse um centro de vacinação.
Sou um defensor da descentralização, mas também não consigo deslumbrar a visão de instalar este centro - que vem tarde e a más horas - numa freguesia. E não sou só eu: na inauguração, o Presidente da Câmara dizia que a escolha do local recaía no ACES e o Director Executivo do ACES afirmou que aquele local tinha sido o escolhido pela Câmara Municipal!
Por outro lado, tivemos, também, a promessa de instalação de um centro de testagem na cidade. Mas pelos vistos, ainda está a ser reavaliada a sua necessidade.
Testar a população permite conhecer os casos, as cadeias de transmissão, confinar quem necessitar. O PSD defende a testagem em massa desde o início da pandemia, e a Câmara Municipal deveria ter tido um papel activo.
Estamos em pandemia há cerca de 2 anos e o Executivo está, após o pico da 5ª vaga, a avaliar esta necessidade!
* Presidente da comissão política Concelhia do Partido Social Democrata